A IDENTIDADE LEITORA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Code: 231014816
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Título

A IDENTIDADE LEITORA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores(as):
  • Iranilde Do Rosário Gome

    Gomes, Iranilde do Rosário

  • Raniele Sampaio Costa

    Costa, Raniele Sampaio

  • Marize Barros Rocha Aranha

    Aranha, Marize Barros Rocha

DOI
10.37885/231014816
Publicado em

24/11/2023

Páginas

30-49

Capítulo

2

Resumo

Objetivo: Este artigo visa compreender como se constitui a identidade leitora do professor de Língua Portuguesa, por meio de processos referenciais, em um memorial de formação. Para isso, tem-se como objetivos: a) relacionar os processos referenciais à constituição da identidade leitora; e b) analisar, em trechos de um memorial de formação, como se constitui a identidade leitora de um professor de Língua Portuguesa. Métodos: A metodologia está pautada em estudo bibliográfico e documental. Fundamenta-se teoricamente nos estudos da Linguística Textual, com enfoque na referenciação, bem como nos estudos relacionados à constituição identitária e ao gênero memorial de formação. Resultados: Os resultados evidenciam: a) a manifestação da instabilidade nos processos de referenciação e na constituição da identidade leitora e b) a demonstração, por parte da professora-leitora, de consciência em relação à realidade em que está inserida, ao optar por leituras que vão ao encontro de suas práticas. Conclusão: Portanto, entende-se que o professor-leitor modifica constantemente suas práticas com base nas suas leituras.

Palavras-chave

identidade leitora, processos referenciais, memorial de formação, professor, linguística textual.

Autor(a) Correspondente
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