A IDENTIDADE LEITORA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Iranilde Do Rosário Gome
Gomes, Iranilde do Rosário
Raniele Sampaio Costa
Costa, Raniele Sampaio
Marize Barros Rocha Aranha
Aranha, Marize Barros Rocha
24/11/2023
30-49
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Objetivo: Este artigo visa compreender como se constitui a identidade leitora do professor de Língua Portuguesa, por meio de processos referenciais, em um memorial de formação. Para isso, tem-se como objetivos: a) relacionar os processos referenciais à constituição da identidade leitora; e b) analisar, em trechos de um memorial de formação, como se constitui a identidade leitora de um professor de Língua Portuguesa. Métodos: A metodologia está pautada em estudo bibliográfico e documental. Fundamenta-se teoricamente nos estudos da Linguística Textual, com enfoque na referenciação, bem como nos estudos relacionados à constituição identitária e ao gênero memorial de formação. Resultados: Os resultados evidenciam: a) a manifestação da instabilidade nos processos de referenciação e na constituição da identidade leitora e b) a demonstração, por parte da professora-leitora, de consciência em relação à realidade em que está inserida, ao optar por leituras que vão ao encontro de suas práticas. Conclusão: Portanto, entende-se que o professor-leitor modifica constantemente suas práticas com base nas suas leituras.
identidade leitora, processos referenciais, memorial de formação, professor, linguística textual.
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