A HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Code: 220307971
10
3
Título

A HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autor(a):
  • Shirley Vitor da Silva

    Silva, Shirley Vitor da

DOI
10.37885/220307971
Publicado em

01/04/2022

Páginas

11-20

Capítulo

1

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar o que apontam as pesquisas sobre a formação de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental a partir da homologação da BNCC. A metodologia utilizada é a pesquisa do tipo estado da arte; definimos como fonte de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), onde buscamos trabalhos a partir das palavras chave Formação de professores e BNCC e selecionamos 5 trabalhos que atendiam ao nosso objetivo e nos deram subsídios para nossas reflexões. Observamos que a BNCC tem sido foco de uma diversidade de olhares, em busca de uma melhor compreensão de suas normativas e implicações no contexto educacional. Concluímos que esse artigo aponta para a necessidade de estudos voltados para reflexões acerca da formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental a partir da implementação da BNCC, em especial, da formação de professores de ciências.

Palavras-chave

BNCC, Formação de professores, Educação infantil, Ensino fundamental.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.