A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA UNEMAT/SINOP-MT: DA FORMAÇÃO DOCENTE ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Code: 230914375
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Título

A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA UNEMAT/SINOP-MT: DA FORMAÇÃO DOCENTE ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores(as):
  • Fabiana Leite De Souza

    SOUZA, F. L.

  • Marion Machado Cunha

    CUNHA, M. M.

  • Tiago Oliveira De Lima

    LIMA, Tiago Oliveira

DOI
10.37885/230914375
Publicado em

15/11/2023

Páginas

14-26

Capítulo

1

Resumo

Este trabalho explicita reflexões de construção da práxis balizada pela investigação situando a experiência da pesquisa “AS MEDIAÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SINOP-MT”. Esse projeto foi aprovado pela comissão de avaliação de projetos da Universidade do Estado de Mato Grosso, em julho de 2020, pautado na intenção macro de promover, além de ações/articulações do Mestrado Profissional de Educação Inclusiva (PROFEI), oferecido na cidade de Sinop/MT, para potencializar mediações de formação cientifico-pedagógicas. Da pesquisa, objetivou-se analisar/explicitar a relação entre a formação docente, com foco no Atendimento Educacional Especializado (AEE), na perspectiva da Educação Inclusiva, e suas articulações com a formação inicial das licenciaturas de Letras, Matemática e Pedagogia (Cursos oferecidos desde 1990 na região médio norte/norte de Mato Grosso). Tem como metodologia a abordagem qualitativa de cunho histórico-dialético, na perspectiva descritivo-analítica. Faz-se o diálogo teórico-metodológico, com as contribuições das concepções de Triviños, Mészáros, Gramsci e Marx. Este texto promove uma leitura sobre os alcances das mediações da formação do professor-pesquisador, balizando o movimento a teoria e prática no campo da particularidade entre a formação inicial e a prática pedagógica dos professores da educação inclusiva para pessoa com deficiência (PCD’s), crivando de uma reflexão sobre uma nova práxis.

Palavras-chave

Formação inicial; Formação de professores; Educação Inclusiva, Professor- pesquisador; Ensino Superio.

Autor(a) Correspondente
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