A EVOLUÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS E A SAÚDE 4.0: DISRUPÇÃO DO NOVO

Code: 220408586
58
68
Título

A EVOLUÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS E A SAÚDE 4.0: DISRUPÇÃO DO NOVO

Autores(as):
  • Douglas Dyllon Jeronimo De Macedo

    MACEDO, D.D.J.

  • Patryck Ramos Martins

    MARTINS, P.R.

  • Francis Solange Vieira Tourinho

    TOURINHO, F.S.V.

DOI
10.37885/220408586
Publicado em

17/05/2022

Páginas

10-25

Capítulo

1

Resumo

A evolução tecnológica segue o fluxo de evolução da sociedade e das diversas áreas intrínsecas a ela. Desta forma, a área de Saúde está intimamente ligada a esse processo evolutivo por constituir uma estrutura básica à manutenção da vida humana, sendo impactada por cada disrupção de contexto. Considerando esse aspecto, esse capítulo tem por objetivo trazer à luz a reflexão da evolução da Tecnologia relacionada à Saúde e seus impactos sociais, econômicos e científicos, considerando um novo cenário, o 4.0. Para essa compreensão é importante seguir um resgate histórico, entender a influência da Indústria 4.0 na aplicação desse novo contexto em Saúde e refletir sobre a influência positiva e potenciais impactos negativos resultantes desse movimento. Outro ponto é trazer inspirações para o desenvolvimento de tecnologias em saúde de modo que atendam as tendências evolutivas e de mercado.

Palavras-chave

Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde; Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; Setor de Assistência à Saúde; Tecnologia da Informação; Tecnologia Disruptiva.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.