A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS)

Code: 231014891
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Título

A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS)

Autores(as):
  • Dayse Costa Dos Santos

    Santos, Dayse Costa dos

  • Delza Cristina Pinheiro

    Pinheiro, Delza Cristina

  • Elisangela Santos de Amorim

    Amorim, Elisangela Santos de

DOI
10.37885/231014891
Publicado em

24/11/2023

Páginas

9-29

Capítulo

1

Resumo

Esta pesquisa trata das práticas educativas antirracistas de professoras na educação básica à luz da Lei de nº 10.639/2003. O trabalho desenvolveu-se a partir da seguinte questão problematizadora: como as práticas educativas de professoras e professores da educação básica podem contribuir para uma educação antirracista? A partir de então, surgiu o objetivo geral da pesquisa que se delimita em investigar as práticas educativas antirracistas de professoras e professores na educação básica. A metodologia foi de natureza aplicada, com foco na abordagem qualitativa. Os resultados foram analisados com base no referencial teórico, a partir deles foi possível entender que praticar uma educação antirracista é um desafio, já que exige uma mudança profunda na forma como pensamos, nos relacionamos e ensinamos, e que os professores e professoras precisam aprofundar seus conhecimentos sobre a temática para uma melhor compreensão. Esperamos que esta investigação contribua para o desenvolvimento de ações para uma educação antirracista na educação e promova reflexões sobre a valorização da diversidade e respeito às diferenças. Concluímos, que esta pesquisa possui grande contribuição enquanto um instrumento étnico e cultural da população afro-maranhense em atendimento à Lei de nº 10.639/03.

Palavras-chave

Práticas educativas. Antirracismo. Professores (as).

Autor(a) Correspondente
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