A CONTRIBUIÇÃO DA PALHAÇOTERAPIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA HOSPITALIZADA E PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA

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Título

A CONTRIBUIÇÃO DA PALHAÇOTERAPIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA HOSPITALIZADA E PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores:
  • Pedro Henrique Silva De Grácia

  • Gabriel Silveira Parreira

  • Luiza Miziara Brochi

  • Henrique Dornelas Borges Garcia

  • Juliana Karine Siqueira Leite

  • Felipe Lúcio Cordeiro Freitas

  • Rafaela Melo Sisconetto

  • Amanda Maia Pereira

  • Ana Cecília Vieira Lima

  • Kellen Cristina Kamimura Barbosa Silva

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230412904
    Publicado em

    30/05/2023

    Páginas

    121-134

    Capítulo

    8

    Resumo

    A infância é considerada um marco no desenvolvimento físico e emocional, onde as primeiras experiências vividas nessa fase são fundamentais para o aprendizado e para a formação da base do desenvolvimento. A plasticidade do cérebro infantil é um fator relevante, uma vez que a formação de novas conexões neurais sustenta o aprendizado de habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Ademais, o brincar é visto como um elemento importante para a aprendizagem e socialização, sendo considerado um direito da criança. Por outro lado, a doença na infância pode comprometer o desenvolvimento, especialmente quando leva a procedimentos invasivos e internações hospitalares que alteram o padrão de atividades e reduzem o brincar. Nessa perspectiva, é de suma importância atividades lúdicas no ambiente hospitalar como forma de auxílio no manejo do estresse e da ansiedade durante a convalescença da criança.Desse modo, o propósito deste capítulo é apresentar um relato de experiência de um grupo de estudantes da área da saúde em Minas Gerais, os quais participam de um projeto de extensão universitária que visa refletir sobre o processo saúde-doença e disseminar os princípios da humanização nos atendimentos de saúde. O grupo realiza estudos, seminários e atividades para a comunidade, incluindo visitas a um hospital infantil com a figura do palhaço, que é usada como uma ferramenta para promover a alegria, o bem-estar e o relaxamento. As atividades incluem contação de histórias, brincadeiras, música e dança. A contação de histórias contribui para o desenvolvimento do lúdico e pode despertar o interesse pela leitura, enquanto as brincadeiras resgatam o brincar e estimulam o desenvolvimento infantil. A música e a dança são usadas como forma de expressão e comunicação social. O projeto busca promover uma melhor resposta ao tratamento e a promoção de condições para o desenvolvimento infantil. De acordo com a literatura e após o relato de experiência, pode-se inferir que a importância do brincar e da música são ferramentas de humanização e promoção de saúde em instituições de saúde, especialmente em ambientes hospitalares. O brincar permite à criança hospitalizada a continuidade do seu desenvolvimento, ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, e traz benefícios adicionais para a convalescença. Já a música, por ser um elemento universal, promove a diminuição do estresse, medo e insegurança, além de melhorar a fisiologia e ter um papel educacional. A interação lúdica com os pacientes é muito valiosa para os "Acadêmicos palhaços" (AP), estudantes de cursos da área da saúde, que buscam aprimorar o potencial das interações humanas na promoção de saúde.

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    Palavras-chave

    Desenvolvimento Infantil, Palhaçoterapia, Extensão Acadêmica

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