A CONTRIBUIÇÃO DA PALHAÇOTERAPIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA HOSPITALIZADA E PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA
Pedro Henrique Silva De Grácia
GRACIA, P.H.S
Gabriel Silveira Parreira
PARREIRA, G.S
Luiza Miziara Brochi
BROCHI, L.M
Henrique Dornelas Borges Garcia
GARCIA, H.D.B
Juliana Karine Siqueira Leite
LEITE, J.K.S
Felipe Lúcio Cordeiro Freitas
FREITAS, F.L.C
Rafaela Melo Sisconetto
SISCONETTO, R.M
Amanda Maia Pereira
PEREIRA, A.M
Ana Cecília Vieira Lima
VIEIRA, A.C
Kellen Cristina Kamimura Barbosa Silva
SILVA, K.C.K.B
31/05/2023
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VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL TÍPICO E NEURODIVERSO: CONCEITUAÇÃO E PROCESSOS INCLUSIVOS
A infância é considerada um marco no desenvolvimento físico e emocional, onde as primeiras experiências vividas nessa fase são fundamentais para o aprendizado e para a formação da base do desenvolvimento. A plasticidade do cérebro infantil é um fator relevante, uma vez que a formação de novas conexões neurais sustenta o aprendizado de habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Ademais, o brincar é visto como um elemento importante para a aprendizagem e socialização, sendo considerado um direito da criança. Por outro lado, a doença na infância pode comprometer o desenvolvimento, especialmente quando leva a procedimentos invasivos e internações hospitalares que alteram o padrão de atividades e reduzem o brincar. Nessa perspectiva, é de suma importância atividades lúdicas no ambiente hospitalar como forma de auxílio no manejo do estresse e da ansiedade durante a convalescença da criança.Desse modo, o propósito deste capítulo é apresentar um relato de experiência de um grupo de estudantes da área da saúde em Minas Gerais, os quais participam de um projeto de extensão universitária que visa refletir sobre o processo saúde-doença e disseminar os princípios da humanização nos atendimentos de saúde. O grupo realiza estudos, seminários e atividades para a comunidade, incluindo visitas a um hospital infantil com a figura do palhaço, que é usada como uma ferramenta para promover a alegria, o bem-estar e o relaxamento. As atividades incluem contação de histórias, brincadeiras, música e dança. A contação de histórias contribui para o desenvolvimento do lúdico e pode despertar o interesse pela leitura, enquanto as brincadeiras resgatam o brincar e estimulam o desenvolvimento infantil. A música e a dança são usadas como forma de expressão e comunicação social. O projeto busca promover uma melhor resposta ao tratamento e a promoção de condições para o desenvolvimento infantil. De acordo com a literatura e após o relato de experiência, pode-se inferir que a importância do brincar e da música são ferramentas de humanização e promoção de saúde em instituições de saúde, especialmente em ambientes hospitalares. O brincar permite à criança hospitalizada a continuidade do seu desenvolvimento, ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, e traz benefícios adicionais para a convalescença. Já a música, por ser um elemento universal, promove a diminuição do estresse, medo e insegurança, além de melhorar a fisiologia e ter um papel educacional. A interação lúdica com os pacientes é muito valiosa para os "Acadêmicos palhaços" (AP), estudantes de cursos da área da saúde, que buscam aprimorar o potencial das interações humanas na promoção de saúde.
Desenvolvimento Infantil, Palhaçoterapia, Extensão Acadêmica
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