A CONTÍSTICA DE EDUARDO MAHON EM SALA DE AULA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE LITERATURA E REALIDADE

Code: 231014722
6
0
Título

A CONTÍSTICA DE EDUARDO MAHON EM SALA DE AULA: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE LITERATURA E REALIDADE

Autores(as):
  • Gisélli Liliani Martins

    Martins, Gisélli Liliani

  • Adrieli Teixeira

    Teixeira, Adrieli

  • Fabiana Leite De Souza

    Souza, Fabiana Leite de

  • José De Souza Neto

    Souza Neto, José de

  • Samara Schneider

    Schneider, Samara

DOI
10.37885/231014722
Publicado em

15/11/2023

Páginas

27-35

Capítulo

2

Resumo

Este artigo resulta da experiência de uma sequência de duas aulas de Língua Portuguesa, ministradas em outubro de 2018, no estágio de regência realizado na Escola Estadual Professora Edeli Mantovani, localizada em Sinop/MT, para o 1° ano do ensino médio, composta por 24 alunos com idades entre 13 e 17 anos. Nessa experiência trabalhou-se a leitura, intepretação e produção textuais, a partir do conto Adeus, meus amigos, do escritor carioca e radicado no Estado de Mato Grosso, Eduardo Mahon. O objetivo desse estudo é analisar 8 dos 24 textos produzidos pelos alunos durante a aula e que apresentaram traços em comum, como desesperança, desilusão, frustração e suicídio. Pretende-se compreender o que levou os alunos a expressarem seus dissabores por meio de seus textos e como são estabelecidas as relações entre o conto apresentado e a realidade. A base teórico-metodológica será a do materialismo histórico-dialético, com as contribuições de, Chauí, Harvey, Marx e Saviani, dentre outros relevantes. Entende-se que essa teoria é a que oferece as categorias necessárias para se compreender as relações existentes entre a reinterpretação do conto trabalhado, a realidade do aluno e a sociedade atual. As categorias utilizadas serão: trabalho, fetichismo e contradição. A relevância desse estudo se respalda na necessidade de se compreender as contradições existentes na sociedade de consumo e como isso se manifesta na sala de aula e influencia na formação escolar e humana do aluno.

Palavras-chave

Produção textual. Realidade do aluno. Suicídio.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.