A ÁGUA COMO FOCO DO ENSINO, DA EXTENSÃO E DA PESQUISA
Yuri Gomes Figueiredo
Figueiredo, Yuri Gomes
Ariele Oliveira Franco
Franco, Ariele Oliveira
Carla Patrícia de Oliveira
Oliveira, Carla Patrícia de
Flávio Araújo de Moraes
Moraes, Flávio Araújo de
Luziane Cristina Ferreira
Ferreira, Luziane Cristina
Angelita Cristine de Melo
Melo, Angelita Cristine de
Amauri Geraldo de Souza
Souza, Amauri Geraldo de
Eric Marsalha Garcia
Garcia, Eric Marsalha
Hosane Aparecida Taroco
Taroco, Hosane Aparecida
Júlio Onésio Ferreira Melo
Melo, Júlio Onésio Ferreira
01/07/2021
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Objetivo: Disseminar informações para a educação ambiental, tendo com enfoque o tema água e a realidade do município de Sete Lagoas – MG, bem como meio de realização a aplicação do ensino e da extensão universitárias para avaliar a qualidade das águas das lagoas Boa Vista, Brejão, Catarina, Cercadinho, José Felix, Mucuri e Paulino, presentes na cidade de Sete Lagos - MG ao longo de doze meses. Métodos: O projeto foi executado através de um programa de extensão, que foi dividido em quatro etapas que envolveram as análises das águas, preparo de material didático sobre o tema meio ambiente, em especial a água e intervenção em salas de aula e nas comunidades atendidas. As atividades foram executadas em duas escolas publicas da cidade. Realizaram-se análises físicas e químicas determinando-se pH, condutividade, turbidez, concentração de cloreto (Cℓ-), de cálcio(Ca2+), de magnésio (Mg2+), de sódio(Na+) e potássio (K+): Os resultados das análises físico químicas demonstraram que as lagoas Paulino e Mucuri apresentaram maior índice de sódio e condutividade e, como estão localizadas na área central de Sete Lagoas, podem ter sido influenciadas por ações antrópicas. Além destas, a lagoa Brejão apresentou elevados valores de potássio, que podem estar relacionados com a atividade agrícola desenvolvida em seu entorno. No contexto da extensão universitária os resultados das análises foram usados nas intervenções realizadas nas escolas, buscando a integração do tema meio ambiente, com os demais conteúdos trabalhados em sala de aula, através de cartilha “Água, fonte inesgotável de informações. Uma abordagem para o ensino fundamental”. Para a intervenção nas comunidades atendidas foi desenvolvida a cartilha “Água: Preservando a Vida: Informativo de aproveitamento das águas da chuva”. Adicionalmente, todos os resultados foram apresentados em um evento promovido pela câmara municipal de Sete Lagoas como estratégia de promoção da educação ambiental no município. Conclusão: Com este trabalho foi possível verificar que as práticas do ensino e da extensão universitárias oportunizaram intervenção de educação ambiental nas comunidades possibilitando a conscientização e o empoderamento das crianças, dos jovens e dos adultos, sobre a importância da água, suas propriedades químicas e biológicas, formas corretas de armazenamento e obtensão. O estudo da qualidade das águas foi de fundamental importância para que o município possa desenvolver medidas especificas de melhoria da qualidade das águas de cada lagoa e avaliar melhor o saneamento básico da cidade.
Extensão; Qualidade; Água; Lagoas.
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