A ÁGUA COMO FOCO DO ENSINO, DA EXTENSÃO E DA PESQUISA

Code: 210504547
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Título

A ÁGUA COMO FOCO DO ENSINO, DA EXTENSÃO E DA PESQUISA

Autores(as):
  • Yuri Gomes Figueiredo

    Figueiredo, Yuri Gomes

  • Ariele Oliveira Franco

    Franco, Ariele Oliveira

  • Carla Patrícia de Oliveira

    Oliveira, Carla Patrícia de

  • Flávio Araújo de Moraes

    Moraes, Flávio Araújo de

  • Luziane Cristina Ferreira

    Ferreira, Luziane Cristina

  • Angelita Cristine de Melo

    Melo, Angelita Cristine de

  • Amauri Geraldo de Souza

    Souza, Amauri Geraldo de

  • Eric Marsalha Garcia

    Garcia, Eric Marsalha

  • Hosane Aparecida Taroco

    Taroco, Hosane Aparecida

  • Júlio Onésio Ferreira Melo

    Melo, Júlio Onésio Ferreira

DOI
10.37885/210504547
Publicado em

01/07/2021

Páginas

35-54

Capítulo

2

Resumo

Objetivo: Disseminar informações para a educação ambiental, tendo com enfoque o tema água e a realidade do município de Sete Lagoas – MG, bem como meio de realização a aplicação do ensino e da extensão universitárias para avaliar a qualidade das águas das lagoas Boa Vista, Brejão, Catarina, Cercadinho, José Felix, Mucuri e Paulino, presentes na cidade de Sete Lagos - MG ao longo de doze meses. Métodos: O projeto foi executado através de um programa de extensão, que foi dividido em quatro etapas que envolveram as análises das águas, preparo de material didático sobre o tema meio ambiente, em especial a água e intervenção em salas de aula e nas comunidades atendidas. As atividades foram executadas em duas escolas publicas da cidade. Realizaram-se análises físicas e químicas determinando-se pH, condutividade, turbidez, concentração de cloreto (Cℓ-), de cálcio(Ca2+), de magnésio (Mg2+), de sódio(Na+) e potássio (K+): Os resultados das análises físico químicas demonstraram que as lagoas Paulino e Mucuri apresentaram maior índice de sódio e condutividade e, como estão localizadas na área central de Sete Lagoas, podem ter sido influenciadas por ações antrópicas. Além destas, a lagoa Brejão apresentou elevados valores de potássio, que podem estar relacionados com a atividade agrícola desenvolvida em seu entorno. No contexto da extensão universitária os resultados das análises foram usados nas intervenções realizadas nas escolas, buscando a integração do tema meio ambiente, com os demais conteúdos trabalhados em sala de aula, através de cartilha “Água, fonte inesgotável de informações. Uma abordagem para o ensino fundamental”. Para a intervenção nas comunidades atendidas foi desenvolvida a cartilha “Água: Preservando a Vida: Informativo de aproveitamento das águas da chuva”. Adicionalmente, todos os resultados foram apresentados em um evento promovido pela câmara municipal de Sete Lagoas como estratégia de promoção da educação ambiental no município. Conclusão: Com este trabalho foi possível verificar que as práticas do ensino e da extensão universitárias oportunizaram intervenção de educação ambiental nas comunidades possibilitando a conscientização e o empoderamento das crianças, dos jovens e dos adultos, sobre a importância da água, suas propriedades químicas e biológicas, formas corretas de armazenamento e obtensão. O estudo da qualidade das águas foi de fundamental importância para que o município possa desenvolver medidas especificas de melhoria da qualidade das águas de cada lagoa e avaliar melhor o saneamento básico da cidade.

Palavras-chave

Extensão; Qualidade; Água; Lagoas.

Autor(a) Correspondente
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