VALORAÇÃO CONTINGENTE DO CENTRO DE MEDICINA E PESQUISA DE ANIMAIS SILVESTRES (CEMPAS) DA UFMT COM A TÉCNICA REFERENDUM COM BIDDING GAMES



VALORAÇÃO CONTINGENTE DO CENTRO DE MEDICINA E PESQUISA DE ANIMAIS SILVESTRES (CEMPAS) DA UFMT COM A TÉCNICA REFERENDUM COM BIDDING GAMES
978-65-5360-214-4

2022
81
0
1
1
Willian Douglas da Silva Reis
Reis, Willian Douglas da Silva
Alexandre Magno de Melo Faria
Alexandre Magno de Melo Faria
Os serviços ecossistêmicos são benefícios que servem os seres humanos em prol de bem- estar. O valor econômico de um recurso ambiental é a mensuração dos benefícios ofertados pelos serviços ecossistêmicos. Com isso, o objetivo geral da pesquisa consiste em identificar o valor social e ambiental do Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres (CEMPAS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá. Os objetivos específicos são: caracterizar o CEMPAS; estimar a disposição a pagar (DAP) da população cuiabana e região; e realizar uma análise de custo e benefício do local. O CEMPAS da UFMT, campus Cuiabá, é um lugar rico em biodiversidade e educação ambiental não formal por apresentar uma quantidade de aproximadamente 800 espécimes de animais silvestres. O processo de amostragem do estudo é não probabilístico, com 700 entrevistados através do Google Forms. O método escolhido para obter o valor econômico é o método de valoração contingente com técnica referendum com bidding games. A função utilizada para estimar a disposição a pagar é modelo log- linear na renda da regressão logística. Dessa forma, a disposição a pagar é de R$ 2,98, porém, 86,85% dos entrevistados pagariam ao menos R$ 5,00 pela entrada no local. As variáveis significativas ao modelo logit são idade; não possui vínculo com a UFMT; origem étnica parda; o entrevistado voltaria a visitar, caso o local for reaberto para visitação; e número de pessoas por família. Os benefícios estimados são aproximadamente metade dos custos de manutenção parcial, em 2019, do CEMPAS, vale destacar que os benefícios mensurados são os valores de uso do local, ou seja, caso fossem estimados o valor de existência do centro de medicina os benefícios seriam superiores aos custos. Dessa forma, a taxa de entrada cobriria os custos variáveis do local e minimizaria o déficit econômico.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.