TEORIAS E PRÁTICAS INOVADORAS: O ENSINAR E O APRENDER DOCENTE NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
TEORIAS E PRÁTICAS INOVADORAS: O ENSINAR E O APRENDER DOCENTE NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
978-65-5360-327-1
2023
154
8
3
1
Jean Carlos Rodrigues
Rodrigues, Jean Carlos
Antônia Márcia Duarte Queiroz
Queiroz, Antônia Márcia Duarte
Vanessa Lessio Diniz
Diniz, Vanessa Lessio
Vinicius Gomes de Aguiar
Aguiar, Vinicius Gomes de
Kênia Gonçalves Costa
Costa, Kênia Gonçalves
Eliseu Pereira de Brito
Brito, Eliseu Pereira de
Thayssllorranny Batista Reinaldo
Reinaldo, Thayssllorranny Batista
Alisson Almeida dos Santos
Santos, Alisson Almeida dos
Marcelo Venancio
Venancio, Marcelo
Pedro Albeirice Rocha
Rocha, Pedro Albeirice
Este e-book é o resultado das pesquisas desenvolvidas na especialização em Geografia da Universidade Federal do Tocantins nos anos de 2021 e 2022 e pesquisas desenvolvidas pelos professores da linha de Ensino de Geografia, com temáticas diversas. Trata-se de uma coletânea de textos que busca discutir e analisar questões pertinentes ao Ensino de Geografia em diferentes olhares e abordagens, que retratam temas suscitados durante a ministração do curso de especialização em Geografia com foco no planejamento territorial. É válido ressaltar, que é uma trilogia e este é o terceiro volume da coletânea proposta pelos pesquisadores, resultados de um trabalho de pesquisa, ensino e extensão realizado na Universidade Federal do Norte do Tocantins. Na primeira contribuição de autoria de Ana Caroline Pereira dos Santos e Antônia Márcia Duarte Queiroz intitulada: “O Street View como recurso didático de Geografia no ensino fundamental II” tem como foco o uso do Street View como ferramenta de ensino nas aulas de Geografia, aplicado o estudo em uma escola privada da cidade de Araguaína. Na segunda contribuição de Lucas Ricardo Ribeiro de Sousa e Kênia Gonçalves Costa, a pesquisa foi realizada por meio do filme “Os Sem Florestas (2006)” para alunos do 7 ano do ensino fundamental. A contribuição tem como base a construção de um material didático crítico em Geografia por meio do cinema e traz como título: “O Ensino de Geografia com o Auxílio de Desenhos Animados: o filme “Os Sem Floresta” como uma proposta de material didático para 7o ano do Ensino Fundamental”. Com o título: “A Paisagem, a Arte e o Ensino de Geografia: uma proposta metodológica de estudo da paisagem a partir da pintura ‘A Noite Estrelada’ de Vincent van Gogh” a terceira contribuição foi escrita por Breno Ferreira da Silva e Jean Carlos Rodrigues. A paisagem foi lida a partir de Vincent van Gogh e ressalta a importância da arte para a construção de leituras geográficas na educação básica. A importância da cartografia com usos de novas tecnologias no ensino de Geografia Gutemberg Farias de Alencar e Vinicius Gomes de Aguiar apresentou a quarta contribuição, ressaltando principalmente, uma reflexão entre os usos da cartografia com o MapBiomas e as habilidades na BNCC. O texto foi intitulado: “O uso do SIG web Mapbiomas, como recurso didático para ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental”. Construindo um estudo sobre o ensino de Geografia nas séries iniciais, o texto intitulado: “A relação entre recursos didáticos e as estratégias docentes para o ensino e a aprendizagem de Geografia” e a quinta contribuição escrita por Denise da Silva Andrade e Orimar Souza Santana Sobrinho. José Edmar Rocha Lima e Marcelo Venâncio construiram a sexta contribuição com uma reflexão sobre o ensino de Geografia para crianças autistas que intitularam: “O ensino de geografia e inclusão de crianças autistas: um estudo na Escola Paroquial Luiz Augusto em Araguaína (TO)”. Diante dos desafios impostos para pensar uma inclusão ampla, o texto traz importante debate para pensar a temática no âmbito da Geografia com crianças autistas. Na sétima contribuição intitulada: “Olhar sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a importância do professor nessa modalidade educacional” foi escrito por Carla Regina Carvalho Alves e Thayssllorranny Batista Reinaldo e tem como foco a metodologia que trabalha nesta modalidade de ensino. Na proposta de um estudo intitulado: “Entre a teoria e a prática de ensino de Geografia”, as autoras Liane de Souza Martins, Antônia Márcia Duarte Queiroz e Wanessa Lorenna de Sousa Miranda Costa Mota propuseram a oitava contribuição. O texto está no limiar entre teoria e prática, construído na aplicação do projeto Residência Pedagógica. Por meio de suas práticas docente, Patrine Reis Martins e Thayssllorranny Batista Reinaldo analisaram a questão da educação inclusiva que é o nono texto desta coletânea, intitulado: “Educação inclusiva: um olhar a partir da realidade do Colégio Militar Jorge Humberto Camargo em Araguaína (TO)”.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.