TEORIAS E PRÁTICAS INOVADORAS: O ENSINAR E O APRENDER DOCENTE NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Code: 468-697
Downloads
57
Views
300
Compartilhe
Título

TEORIAS E PRÁTICAS INOVADORAS: O ENSINAR E O APRENDER DOCENTE NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

ISBN

978-65-5360-327-1

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-327-1
    Publicado em

    26/05/2023

    Páginas Capítulos Volume Edição

    154

    8

    3

    1

    Organizadores:
    • Jean Carlos Rodrigues

      Rodrigues, Jean Carlos

    • Antônia Márcia Duarte Queiroz

      Queiroz, Antônia Márcia Duarte

    • Vanessa Lessio Diniz

      Diniz, Vanessa Lessio

    • Vinicius Gomes de Aguiar

      Aguiar, Vinicius Gomes de

    • Kênia Gonçalves Costa

      Costa, Kênia Gonçalves

    • Eliseu Pereira de Brito

      Brito, Eliseu Pereira de

    • Thayssllorranny Batista Reinaldo

      Reinaldo, Thayssllorranny Batista

    • Alisson Almeida dos Santos

      Santos, Alisson Almeida dos

    • Marcelo Venancio

      Venancio, Marcelo

    • Pedro Albeirice Rocha

      Rocha, Pedro Albeirice

    Apresentação

    Este e-book é o resultado das pesquisas desenvolvidas na especialização em Geografia da Universidade Federal do Tocantins nos anos de 2021 e 2022 e pesquisas desenvolvidas pelos professores da linha de Ensino de Geografia, com temáticas diversas. Trata-se de uma coletânea de textos que busca discutir e analisar questões pertinentes ao Ensino de Geografia em diferentes olhares e abordagens, que retratam temas suscitados durante a ministração do curso de especialização em Geografia com foco no planejamento territorial. É válido ressaltar, que é uma trilogia e este é o terceiro volume da coletânea proposta pelos pesquisadores, resultados de um trabalho de pesquisa, ensino e extensão realizado na Universidade Federal do Norte do Tocantins. Na primeira contribuição de autoria de Ana Caroline Pereira dos Santos e Antônia Márcia Duarte Queiroz intitulada: “O Street View como recurso didático de Geografia no ensino fundamental II” tem como foco o uso do Street View como ferramenta de ensino nas aulas de Geografia, aplicado o estudo em uma escola privada da cidade de Araguaína. Na segunda contribuição de Lucas Ricardo Ribeiro de Sousa e Kênia Gonçalves Costa, a pesquisa foi realizada por meio do filme “Os Sem Florestas (2006)” para alunos do 7 ano do ensino fundamental. A contribuição tem como base a construção de um material didático crítico em Geografia por meio do cinema e traz como título: “O Ensino de Geografia com o Auxílio de Desenhos Animados: o filme “Os Sem Floresta” como uma proposta de material didático para 7o ano do Ensino Fundamental”. Com o título: “A Paisagem, a Arte e o Ensino de Geografia: uma proposta metodológica de estudo da paisagem a partir da pintura ‘A Noite Estrelada’ de Vincent van Gogh” a terceira contribuição foi escrita por Breno Ferreira da Silva e Jean Carlos Rodrigues. A paisagem foi lida a partir de Vincent van Gogh e ressalta a importância da arte para a construção de leituras geográficas na educação básica. A importância da cartografia com usos de novas tecnologias no ensino de Geografia Gutemberg Farias de Alencar e Vinicius Gomes de Aguiar apresentou a quarta contribuição, ressaltando principalmente, uma reflexão entre os usos da cartografia com o MapBiomas e as habilidades na BNCC. O texto foi intitulado: “O uso do SIG web Mapbiomas, como recurso didático para ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental”. Construindo um estudo sobre o ensino de Geografia nas séries iniciais, o texto intitulado: “A relação entre recursos didáticos e as estratégias docentes para o ensino e a aprendizagem de Geografia” e a quinta contribuição escrita por Denise da Silva Andrade e Orimar Souza Santana Sobrinho. José Edmar Rocha Lima e Marcelo Venâncio construiram a sexta contribuição com uma reflexão sobre o ensino de Geografia para crianças autistas que intitularam: “O ensino de geografia e inclusão de crianças autistas: um estudo na Escola Paroquial Luiz Augusto em Araguaína (TO)”. Diante dos desafios impostos para pensar uma inclusão ampla, o texto traz importante debate para pensar a temática no âmbito da Geografia com crianças autistas. Na sétima contribuição intitulada: “Olhar sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a importância do professor nessa modalidade educacional” foi escrito por Carla Regina Carvalho Alves e Thayssllorranny Batista Reinaldo e tem como foco a metodologia que trabalha nesta modalidade de ensino. Na proposta de um estudo intitulado: “Entre a teoria e a prática de ensino de Geografia”, as autoras Liane de Souza Martins, Antônia Márcia Duarte Queiroz e Wanessa Lorenna de Sousa Miranda Costa Mota propuseram a oitava contribuição. O texto está no limiar entre teoria e prática, construído na aplicação do projeto Residência Pedagógica. Por meio de suas práticas docente, Patrine Reis Martins e Thayssllorranny Batista Reinaldo analisaram a questão da educação inclusiva que é o nono texto desta coletânea, intitulado: “Educação inclusiva: um olhar a partir da realidade do Colégio Militar Jorge Humberto Camargo em Araguaína (TO)”.

    Ler mais...
    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    8 Capítulos

    Capítulo 1
    Capítulo 4
    Capítulo 5
    Capítulo 6
    Capítulo 7
    Capítulo 8

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar