PROCESSOS EDUCATIVOS DO CENTRO DE CULTURAS INDÍGENAS: INDIAGEM, ACOLHIMENTO, DESAFIO E CONQUISTA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Code: 916-1357
Downloads
12
Views
104
Compartilhe
Título

PROCESSOS EDUCATIVOS DO CENTRO DE CULTURAS INDÍGENAS: INDIAGEM, ACOLHIMENTO, DESAFIO E CONQUISTA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

ISBN

978-65-5360-902-0

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-902-0
    Ano Publicação

    2025

    PáginasEdição

    444

    0

    1

    1

    Autor(a):
    • Marcos José de Aquino Pereira

      Aquino Pereira, Marcos José de

    Sinopse

    Uma maior presença indígena nas universidades do atualmente chamado Brasil tem se tornado realidade desde o início da primeira década de 2000, como resultado das mobilizações dos povos originários e da implementação de ações afirmativas. Esse aumento numérico nem sempre é acompanhado de transformações no fazer universitário que promovam um aumento da presença indígena na realização de uma educação intercultural, no reconhecimento dos conhecimentos dos povos indígenas no currículo e na inclusão destes/as estudantes indígenas universitários/as, das suas necessidades e demandas. Com isso, muitos desafios, questionamentos e inquietações se apresentaram em suas experiências nos campi da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), somando-se aos já historicamente enfrentados pelos seus povos, levando-os/as a buscar formas de organização e de representação, através de práticas sociais, como é o caso do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar (CCI). Esta pesquisa com os/as membros/as do CCI busca desvelar, em suas vivências, os processos educativos ali presentes com o intuito de apoiá-los/las em suas lutas e de servir aos seus anseios e necessidades de registro, construção e preservação dessas aprendizagens, refletindo sobre essa realidade de resistência através do referencial teórico-metodológico da Decolonialidade, Transmodernidade, Ecologia dos Saberes, Interculturalidade Crítica e Bem-Viver, no qual destacamos a nossa escolha por priorizar a utilização de obras de autores/as indígenas. Como construção coletiva em coautoria, pautada na perspectiva decolonizante, buscamos uma metodologia indígena, o Tehêy, pescaria de conhecimentos, que ressignificou as demais metodologias.

    Ler mais...
    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    PlumX