PAVIMENTOS INTERTRAVADOS DE CONCRETO UTILIZANDO CINZA DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR (CBC) COMO MATERIAL ALTERNATIVO

Code: 709-1095
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Título

PAVIMENTOS INTERTRAVADOS DE CONCRETO UTILIZANDO CINZA DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR (CBC) COMO MATERIAL ALTERNATIVO

ISBN

978-65-5360-655-5

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-655-5
    Ano Publicação

    2024

    PáginasEdição

    34

    1

    Autores(as):
    • Tayla Castilho Criado

      Criado, Tayla Castilho

    • Jorge Luís Akasaki

      Akasaki, Jorge Luís

    Sinopse

    A utilização de resíduos da agroindústria na produção de materiais de construção civil está sem ampliando. Prova de tal fato, são os inúmeros trabalhos que estão sendo realizados para se desenvolver novos produtos para a indústria cimenteira, entre eles, a utilização de cinza de bagaço de cana-de-açúcar (CBC) para a produção de concreto, tanto em substituição do aglomerante, como também em substituição ao agregado miúdo, como proposto nesse trabalho. O Brasil é um grande produtor de cana de açúcar e a tendência é que a safra aumente nos próximos anos. O resíduo constituído pelo bagaço da cana é gerado ao final do processo de moagem e é utilizado para a geração de energia por meio da queima em caldeiras. Porém, no final da queima, geralmente, as cinzas residuais do bagaço são lançadas no meio ambiente de forma inadequada. O objetivo principal desse projeto é o estudo e analise da CBC, sem sofrer o processo de moagem, como substituta ao agregado miúdo em concretos destinados à produção de blocos de pavimentação intertravada. Observando-se a influência da substituição de 5%, 10%, 15% e 20% de CBC em relação à massa de areia com abatimento de tronco de cone de 10 ±2 cm. O concreto foi moldado em fôrmas hexagonais de 14 cm de lado e 7 cm de profundidade a fim de realizar ensaio de resistência à compressão e absorção de água. Os resultados obtidos serão comparados com o concreto produzido com 100% de areia (referência). Foram realizados ensaios de abatimento do tronco de cone, resistência à compressão e absorção, segundo as NBRNM 67, NBR 9780 e NBR 12118. Pode-se concluir que os blocos de pavimentação produzidos obtiveram resistência mecânica suficiente para serem desmoldadas, transportadas e acondicionadas antes do uso, da mesma forma que os blocos convencionais. Atingindo os níveis de resistência a compressão e absorção exigidos pela norma NBR 9781. Como resultados, chegou-se a conclusão de que o melhor traço obtido é o traço com maior teor de substituição (20%) de cinza de bagaço de cana-de-açúcar no lugar do agregado miúdo (areia). Tanto nos resultado de resultados de resistência a compressão, uma vez que foi o traço que apresentou a resistência mais próxima à resistência de referência e foi o traço que apresentou o menor índice de absorção de água.

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