O PAPEL DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ANDRADINA



O PAPEL DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ANDRADINA
978-65-5360-177-2

2022
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Karem Cristine Pirola Narimatsu
Narimatsu, Karem Cristine Pirola
Cláudia Próspero de Santana
Santana, Cláudia Próspero de
Francislene Andréia Berti Rossi
Rossi, Francislene Andréia Berti
Patrícia Farias da Silva
Silva, Patrícia Farias da
O estudo focalizou a Pedagogia da Alternância no Curso Técnico em Agropecuária na Escola Técnica Estadual Sebastiana Augusta de Moraes, localizada no Município de Andradina (SP), na formação profissional de Técnico em Agropecuária. A pesquisa exploratória consistiu em um levantamento bibliográfico acerca do assunto, bem como as experiências adquiridas ao longo dos anos na referida instituição de ensino. A escola tem grande relevância para a Microrregião de Andradina em que está inserida, pois tem contribuído para a melhoria da qualificação profissional dos alunos residentes nos assentamentos rurais e em pequenas propriedades. Na Pedagogia da Alternância, a sessão escola é alternada com o meio sócio profissional, aproximando o aluno, a escola e a família, por meio de instrumentos pedagógicos específicos. São necessárias reformulações das políticas públicas vigentes de apoio à agricultura familiar, incentivando que os jovens permaneçam no campo e deem continuidade entre gerações, diminuindo êxodo rural, tornando a agropecuária uma profissão atrativa, assegurando a produtividade, de forma que as comunidades rurais vulneráveis melhorem seus meios de subsistências e suas condições econômicas.
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