O ACORDO DE NÃO PERSECUSÃO PENAL NOS CRIMES CONTRA ORDEM TRIBUTÁRIA: ANÁLISE DO ART. 28-A, I DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL



O ACORDO DE NÃO PERSECUSÃO PENAL NOS CRIMES CONTRA ORDEM TRIBUTÁRIA: ANÁLISE DO ART. 28-A, I DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL
978-65-5360-529-9

2024
58
0
1
1
Raquel Roque de Souza Lima
Lima, Raquel Roque de Souza
Neumalyna Lacerda A. Dantas Marinho
Marinho, Neumalyna Lacerda A. Dantas
Paulo José de Assis Cunha
Cunha, Paulo José de Assis
Este estudo aborda o acordo de não persecução penal aplicado a crimes tributários materiais, enfocando a reparação do dano causado à Fazenda Pública pela sonegação fiscal, conforme o inciso I do art. 28-A do Código de Processo Penal. Para entender o tema, analisa-se a natureza negocial e despenalizadora do instituto, bem como sua prerrogativa formal, e a relação jurídica tributária afetada pela conduta criminosa do agente. O trabalho investiga a (in)exigibilidade da reparação do dano no acordo e o que constitui reparação ao erário público lesado. A metodologia inclui abordagem dedutiva, pesquisa bibliográfica e documental, baseada em análise doutrinária, estudos científicos, entendimentos e normas correlatas. Os resultados mostram diferentes posições sobre a aplicação do inciso I do art. 28-A na proposta do acordo, evidenciando a instabilidade jurídica do investigado devido à falta de norma específica orientando o Ministério Público na condução da propositura do acordo.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.