MASCULINIDADES: A EMERGÊNCIA DA ESTÉTICA MILITAR COMO REPRESENTAÇÃO NAS PÁGINAS DO JORNAL DAS MOÇAS (1944-1945)
MASCULINIDADES: A EMERGÊNCIA DA ESTÉTICA MILITAR COMO REPRESENTAÇÃO NAS PÁGINAS DO JORNAL DAS MOÇAS (1944-1945)
978-65-5360-531-2
2024
114
1
Patrick Aparecido Trento
Trento, Patrick Aparecido
Nessa pesquisa buscamos analisar as representações de masculinidade manifestadas pelo periódico Jornal das Moças (1914 – 1965), entre os anos de 1944 e 1945, período que compreende a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), tendo como centralidade a emergência da estética militarizada enquanto modelo de masculino adequado. Por entre ausências e presenças no discurso do periódico, traçamos um panorama no qual se entrelaçam as formas corporais perpassadas pela moda e a aparência, com os enunciados emitidos pelas políticas de gênero estatais e sociais, na constituição de modelos de masculinidade ajustados e alternativos às representações contidas nas páginas do Jornal das Moças.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.