TRABALHO INTERDISCIPLINAR COM O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ESCOLA DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA

Code: 173-234
41
167
Título

TRABALHO INTERDISCIPLINAR COM O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ESCOLA DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA

ISBN

978-65-89826-56-9

DOI
10.37885/978-65-89826-56-9
Publicado em

15/07/2021

Páginas Edição

140

1

Autor(a):
  • Júlio Resende Costa

    Júlio Resende Costa

Sinopse

Este estudo teve como objetivo construir, experimentar e avaliar um projeto de trabalho interdisciplinar em escola do campo utilizando tecnologias da informação e comunicação. O projeto foi elaborado, com base nos princípios da Educação do Campo, utilizou-se a interdisciplinaridade como perspectiva de construção do conhecimento e empregaram –se tecnologias da informação e comunicação. Desenvolveu-se um projeto de intervenção pedagógica, em uma escola do centro-oeste de Minas Gerais, de caráter descritivo e abordagem qualitativa. O universo da pesquisa foi constituído por dez alunos e três professores do 1º. Ano do Ensino Médio. A observação participante, entrevista semiestruturada, diário de campo e um blog constituíram os instrumentos do projeto, bem como de coleta de dados da pesquisa. Um projeto construído coletivamente para alunos do campo deve se alicerçar nos princípios e fundamentos da Educação do Campo e considerar um problema a ser resolvido no cotidiano dos estudantes. Constatou-se que os conteúdos curriculares abordados, dentro de uma perspectiva interdisciplinar de construção do conhecimento, melhora a qualidade da aprendizagem dos alunos, permitindo-lhes construírem novos saberes. Para que não se torne uma nova estratégia didática que leva os alunos apenas à repetição de informações, o uso de tecnologias requer análise crítica do professor e deve ser planejado de acordo com os objetivos de aprendizagem propostos para o conteúdo. O sucesso de um projeto de trabalho interdisciplinar exige que os professores envolvidos tenham motivação e disponibilidade de tempo para participarem de ciclos de estudo e planejamento coletivo. A formação inicial e, sobretudo, continuada de professores que atuam em escolas do campo é imprescindível para a formação plena dos alunos que estudam neste espaço geográfico.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.