SEXUALIDADE INFANTIL: UM OLHAR CRÍTICO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Code: 265-392
55
237
Título

SEXUALIDADE INFANTIL: UM OLHAR CRÍTICO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

ISBN

978-65-5360-051-5

DOI
10.37885/978-65-5360-051-5
Publicado em

10/02/2022

Páginas Edição

102

1

Autor(a):
  • Irailde Dias de Melo

    Irailde Dias de Melo

Sinopse

Esta pesquisa insere-se sob uma perspectiva histórica e qualitativa sobre a sexualidade infantil no âmbito escolar. Como objetivo, buscou-se investigar se professores, no exercício da docência na Educação Infantil e no Fundamental I, desenvolviam trabalhos relacionados à sexualidade infantil na vivência escolar. Propomo-nos à realização de um trabalho nas escolas Francisco Apolinário da Silva, Modelo, Creche e Coração de Jesus do Município Areial. Porém, procurou-se analisar o nível de compreensão e concepções sobre o conceito de sexualidade ou sexo, de professores, e como eles tratam a questão dessa temática na sala de aula, ou nas dependências escolares. A amostra de participantes foi composta por 07 professores da rede municipal de educação junto à Educação Infantil e Fundamental I, 02 do Conselho Tutelar e 02 do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) do Município de Areial, interior da Paraíba. Portanto, a pesquisa realizada permeou no meio escolar a questão da sexualidade infantil, como fator primordial ao conhecimento do aluno e para seu desenvolvimento rumo ao exercício da cidadania. Os resultados apontaram que as professoras têm informação sobre a importância da sexualidade infantil, mas não planejam atividades voltadas para o desenvolvimento pleno da criança nesse aspecto. Concluiu-se que a ausência de conteúdos pedagógicos relacionados à sexualidade na formação inicial contribui para o despreparo dos professores no que tangencia a oferta de uma Educação Sexual na Educação Infantil. A ausência desse saber, portanto, gera um desconforto entre os educadores no que faz menção a como lidar com a sexualidade na escola, que, sendo um lugar de formação, precisa rever seus conceitos e práticas pedagógicas, para a formação dos alunos.Palavras chave: infância, sexo/sexualidade infantil, gênero, papel docente.

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