RELACIONAMENTO ENTRE FRANQUEADA E FRANQUEADORA: UM ESTUDO EM UMA FRANQUIA DO SEGMENTO DE COSMÉTICOS E PERFUMARIA

Code: 13-14
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Título

RELACIONAMENTO ENTRE FRANQUEADA E FRANQUEADORA: UM ESTUDO EM UMA FRANQUIA DO SEGMENTO DE COSMÉTICOS E PERFUMARIA

ISBN

978-65-87196-03-9

DOI
10.37885/978-65-87196-03
Publicado em

15/06/2020

Páginas Edição

126

1

Autores(as)
  • Ana Clara Rosado Silva

    Ana Clara Rosado Silva

  • Myriam Angélica Dornelas

    Myriam Angélica Dornelas

Sinopse

O presente trabalho buscou verificar o relacionamento entre franqueadora e franqueada, baseando-se no ponto de vista de uma franqueada de cosméticos e perfumaria localizada na região Sudeste do Brasil, especificamente, no estado de Minas Gerais. O estudo ainda buscou identificar o perfil da franqueada, bem como as vantagens e desvantagens do sistema de franchising. Para tanto, elaborou-se o arcabouço teórico que teve como tema principal as franquias no Brasil, os tipos de franquias, perfil dos franqueados, vantagens e desvantagens de uma franquia para o franqueado, relacionamento entre franqueado e franqueador e por fim, apresentaram-se alguns resultados de pesquisas que analisaram a relação entre franqueadores e franqueados. Esta pesquisa classificou-se como qualitativa, sendo realizada por meio de um estudo de caso descritivo, que compreendeu a aplicação de uma entrevista conduzida no dia 25 de julho de 2016 à gerente da unidade franqueada, contendo ainda a participação da proprietária da franquia. Constatou-se que a franqueada apresenta traços pertencentes ao perfil ideal, bem como reconhece que o sistema franchising possui mais vantagens do que desvantagens. Em relação à satisfação geral da franqueada para com sua franqueadora, pode-se constatar o relacionamento entre as partes é considerado satisfatório, uma vez que a franqueadora se tem preocupado com a franquia desde o início de sua implantação.

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