PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL: TEORIAS E PRÁTICAS

Code: 194-275
151
603
Título

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL: TEORIAS E PRÁTICAS

ISBN

978-65-5360-251-9

DOI
10.37885/978-65-5360-251-9
Publicado em

29/12/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

130

9

1

1

Organizador(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Flávio Aparecido de Almeida

Apresentação

A presente obra tem por finalidade discutir a atuação do Psicopedagogo Clínico e Institucional, favorecendo assim, uma profunda reflexão acerca da teoria e prática, no que tange o contexto escolar e clínico. No mundo contemporâneo a Psicopedagogia tem conquistado diferentes espaços e tende a crescer devido as necessidades de uma compreensão mais profunda e subjetiva do processo de ensino e aprendizagem. Existem muitos pesquisadores discutindo o tema, nesta obra abrimos espaço para eles divulgarem seus saberes construídos na Academia. A escola se constitui em um cenário onde a diversidade e especificidades se manifestam, e é nela que muitas das vezes a família terá o primeiro feedback em relação a aprendizagem de seu (a) filho (a), o que gera nos genitores sentimentos de frustação, impotência, incompletude, culpa e inconformidade, revolta e até mesmo negação da realidade cognitiva que seu (a) filho (a), pois ao reconhecer algumas fragilidade ou limitação, opõem-se ao projeto narcísico construído por eles mesmos, no desejo de se realizarem através de seu legado geracional. Precisamos urgentemente educar para a vida, a liberdade, a autonomia e o exercício pleno da cidadania do sujeito que aprende e compreende que somos diferentes em todos os sentidos, mais que a nossa capacidade e vontade de aprender nos uni, nos fazem parte de um todo e iguais nas diferenças. Precisamos compreender que todo Ser Humano consegue aprender, o que se precisa ter bem claro é que crianças com Deficiência Intelectual, Autismo e com Transtornos de aprendizagem aprenderão de outras formas e também outros conteúdos, partindo sempre do princípio de ofertar a eles o máximo de autonomia possível. Muitas crianças precisam aprender o autocuidado, a percepção de si mesmos, a se proteger no mundo e isso sim também é dever da escola ensinar, pois a mesma deve deixar de ser meramente uma transmissora de um conteúdo. Desejo uma excelente leitura para todos (as)!

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

9 Capítulos

Capítulo 1

A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DISCALCULIA NOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL

Aparecido De Almeida, Flávio
10.37885/220910112
Capítulo 2

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO

Serpa, Paulo Roberto
10.37885/221110796
Capítulo 3

ASPECTOS EMOCIONAIS VERSUS APRENDIZAGEM: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

Bernardes, Anaizy Moreira De Oliveira
Mendonça, Charlene de Jesus Santos
Almeida, Sabrina dos Anjos
10.37885/221211328
Capítulo 4

ATUAÇÃO DO(A) PSICÓLOGO(A) ESCOLAR FRENTE A ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE EDUCAÇÃO

Dos-Santos, Edirlei Machado
Peixoto, K. N.
10.37885/221211213
Capítulo 5

AUTO ESTIMA E MOTIVAÇÃO COMO FATORES ESTRATÉGICOS PARA MELHORIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE FUNDAMENTAL -6º AO 9º ANO- DDZ CENTRO-SUL MANAUS-AM

Oliveira, Ana Luiza Gomes
10.37885/221110788
Capítulo 6

O PSICOPEDAGOGO E SUA INTERVENÇÃO NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Aparecido De Almeida, Flávio
10.37885/221111106
Capítulo 7

PANDEMIA E A APRENDIZAGEM INFANTIL - PERCEPÇÃO DE PAIS E PROFESSORES.

Silva, Alice Ferreira da
Rocha, Alicia Rodrigues Boettger
Benedetti, Mariana Dias
Linard, Valéria Ribeiro
Gascón, Maria Rita Polo
10.37885/221110976
Capítulo 8

PROTOCOLO LINCE DE INVESTIGAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA (PLIN): INSTRUMENTO LÚDICO PARA CONHECER HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA

Jardini, Renata Savastano Ribeiro
Ruiz, Lydia Savastano Ribeiro
Ramalho, Walderlene
Paula, Andrea Villela de
10.37885/221110998
Capítulo 9

SAÚDE MENTAL E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: LIMITES ENTRE O NORMAL E O PATOLÓGICO

CAMPELO, Lany Leide de Castro Rocha
IBIAPINA, Aline Raquel de Sousa
COSTA FILHO, Antonio Alberto Ibiapina
CARVALHO, Mailson Fontes de
OLIVEIRA, Lairton Batista
ANGELO, Margareth
10.37885/221010403