PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL: TEORIAS E PRÁTICAS

Code: 194-275
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Título

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL: TEORIAS E PRÁTICAS

ISBN

978-65-5360-251-9

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-251-9
    Publicado em

    29/12/2022

    Páginas Capítulos Volume Edição

    130

    9

    1

    1

    Organizador(a):
    • Flávio Aparecido de Almeida

      Flávio Aparecido de Almeida

    Apresentação

    A presente obra tem por finalidade discutir a atuação do Psicopedagogo Clínico e Institucional, favorecendo assim, uma profunda reflexão acerca da teoria e prática, no que tange o contexto escolar e clínico. No mundo contemporâneo a Psicopedagogia tem conquistado diferentes espaços e tende a crescer devido as necessidades de uma compreensão mais profunda e subjetiva do processo de ensino e aprendizagem. Existem muitos pesquisadores discutindo o tema, nesta obra abrimos espaço para eles divulgarem seus saberes construídos na Academia. A escola se constitui em um cenário onde a diversidade e especificidades se manifestam, e é nela que muitas das vezes a família terá o primeiro feedback em relação a aprendizagem de seu (a) filho (a), o que gera nos genitores sentimentos de frustação, impotência, incompletude, culpa e inconformidade, revolta e até mesmo negação da realidade cognitiva que seu (a) filho (a), pois ao reconhecer algumas fragilidade ou limitação, opõem-se ao projeto narcísico construído por eles mesmos, no desejo de se realizarem através de seu legado geracional. Precisamos urgentemente educar para a vida, a liberdade, a autonomia e o exercício pleno da cidadania do sujeito que aprende e compreende que somos diferentes em todos os sentidos, mais que a nossa capacidade e vontade de aprender nos uni, nos fazem parte de um todo e iguais nas diferenças. Precisamos compreender que todo Ser Humano consegue aprender, o que se precisa ter bem claro é que crianças com Deficiência Intelectual, Autismo e com Transtornos de aprendizagem aprenderão de outras formas e também outros conteúdos, partindo sempre do princípio de ofertar a eles o máximo de autonomia possível. Muitas crianças precisam aprender o autocuidado, a percepção de si mesmos, a se proteger no mundo e isso sim também é dever da escola ensinar, pois a mesma deve deixar de ser meramente uma transmissora de um conteúdo. Desejo uma excelente leitura para todos (as)!

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    9 Capítulos

    Capítulo 1
    Capítulo 2
    Capítulo 3
    Capítulo 4
    Capítulo 6
    Capítulo 7
    Capítulo 8
    Capítulo 9

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