PRIMEIROS CUIDADOS PSICOLÓGICOS NO SERVIÇO DE TELESSAÚDE: ORIENTAÇÕES PARA UMA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM EMERGÊNCIAS E SITUAÇÕES TRAUMÁTICAS

Code: 340-510
106
347
Título

PRIMEIROS CUIDADOS PSICOLÓGICOS NO SERVIÇO DE TELESSAÚDE: ORIENTAÇÕES PARA UMA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM EMERGÊNCIAS E SITUAÇÕES TRAUMÁTICAS

ISBN

978-65-5360-162-8

DOI
10.37885/978-65-5360-162-8
Publicado em

03/08/2022

Páginas Edição

36

1

Autor(a):
  • Andreia Duarte-Alves

    Andreia Duarte-Alves

Sinopse

Nos atendimentos do serviço de Telessaúde e Telemonitoramento da Universidade do Oeste Paulista, frequentemente, encontramos pessoas que estão passando, ou passaram recentemente, por situações traumáticas como: luto (decorrentes de óbitos de entes queridos, perdas materiais ou afetivas, perda de emprego etc), necessidades sociais graves como desalento, fome e escassez de recursos básicos, exposição a situações de violência (física, sexual, moral, patrimonial, psicológica), abandono, negligência, acidentes, emergências ou crise. O cuidado em saúde oferecido por telefone, diferentemente de uma abordagem presencial, exige uma escuta muito sensível e capaz de identificar essas situações a partir de pequenos sinais. Durante a abordagem telefônica, as pessoas podem não mencionar de imediato que estão diante de uma situação traumática, porém é comum apresentarem reações atípicas ou incomuns: irritabilidade, apatia, choro, agressividade etc. Diante dessas reações, você pode sentir dificuldade em dar continuidade ao atendimento telefônico, sentindo-se em dúvida sobre seguir ou não seu protocolo de atendimento pré-estabelecido. Em geral, a tentativa de insistir na aplicação dos protocolos pode gerar um clima de tensão, causando desconforto tanto para usuária(e/o) quanto para quem está realizando o atendimento. Isso acontece, pois, emergências e desastres não impactam apenas a saúde física das pessoas atingidas, mas produzem sofrimento mental com abrangência coletiva, pois afetam as vítimas diretas e também seus familiares e sua rede de relacionamentos. Portanto, do mesmo modo que os primeiros socorros tradicionais (focados no socorro físico) visam estabilizar o paciente e evitar o risco de agravamento do quadro geral da vítima, também os primeiros cuidados psicológicos visam garantir condições emocionais mínimas para que as pessoas sob impacto de uma situação traumática, emergência ou crise se sintam seguras e apoiadas, sendo possível oferecer cuidado qualificado e atenção psicossocial que necessita. Desde 2020, com o avanço da pandemia de COVID-19 - classificada como desastre com impactos globais (WHO, 2020) - temos visto um aumento da necessidade de primeiros cuidados psicológicos em todos os níveis de atenção em Saúde. Além dos efeitos para a Saúde Mental das pessoas infectadas pelo vírus, a pandemia produziu consequências amplas e inesperadas em diferentes aspectos da vida em sociedade: modos de sociabilidade, modos de trabalho, economia, cultura, política, educação, ciência etc. Esse contexto de transformações, imprevisibilidade e múltiplas crises representa uma experiência socialmente traumática, pois tem exigido mais recursos materiais e emocionais do que coletivamente tínhamos disponíveis para enfrentar, desencadeando uma sequência de incertezas, medos, rupturas, danos, lutos, perdas afetivas e materiais no cotidiano de toda a sociedade. Diante de tantos fatores que impactam a Saúde Mental da população, percebemos a necessidade de contribuir, a partir da Psicologia, para o aprimoramento das estratégias de cuidado integral no serviço de Telessaúde e Telemonitoramento da Unoeste. Para a elaboração deste treinamento, adaptamos os principais protocolos internacionais de atenção psicossocial em emergências, os Primeiros Cuidados Psicológicos (PCP), à realidade regional e às principais situações encontradas nos contatos realizados pelo serviço, a fim de apresentar à equipe do Telessaúde e Telemonitoramento orientações técnicas para o manejo mais eficaz do atendimento a pessoas que estão enfrentando situações traumáticas ou crises.

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