O PAPEL DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ANDRADINA

Code: 341-511
47
250
Título

O PAPEL DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ANDRADINA

ISBN

978-65-5360-177-2

DOI
10.37885/978-65-5360-177-2
Publicado em

19/09/2022

Páginas Edição

32

1

Autores(as)
  • Karem Cristine Pirola Narimatsu

    Narimatsu, Karem Cristine Pirola

  • Cláudia Próspero de Santana

    Santana, Cláudia Próspero de

  • Francislene Andréia Berti Rossi

    Rossi, Francislene Andréia Berti

  • Patrícia Farias da Silva

    Silva, Patrícia Farias da

Sinopse

O estudo focalizou a Pedagogia da Alternância no Curso Técnico em Agropecuária na Escola Técnica Estadual Sebastiana Augusta de Moraes, localizada no Município de Andradina (SP), na formação profissional de Técnico em Agropecuária. A pesquisa exploratória consistiu em um levantamento bibliográfico acerca do assunto, bem como as experiências adquiridas ao longo dos anos na referida instituição de ensino. A escola tem grande relevância para a Microrregião de Andradina em que está inserida, pois tem contribuído para a melhoria da qualificação profissional dos alunos residentes nos assentamentos rurais e em pequenas propriedades. Na Pedagogia da Alternância, a sessão escola é alternada com o meio sócio profissional, aproximando o aluno, a escola e a família, por meio de instrumentos pedagógicos específicos. São necessárias reformulações das políticas públicas vigentes de apoio à agricultura familiar, incentivando que os jovens permaneçam no campo e deem continuidade entre gerações, diminuindo êxodo rural, tornando a agropecuária uma profissão atrativa, assegurando a produtividade, de forma que as comunidades rurais vulneráveis melhorem seus meios de subsistências e suas condições econômicas.

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