LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: REFLEXÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Code: 94-120
29
100
Título

LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS: REFLEXÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO

ISBN

978-65-89826-33-0

DOI
10.37885/978-65-89826-33-0
Publicado em

10/08/2021

Páginas Edição

290

1

Autor(a):
  • Suzaneide Oliveira Medrado

    Suzaneide Oliveira Medrado

Sinopse

Este estudo trata das Estratégias de Ensino utilizadas em turmas de 2º ano das séries iniciais, no que concerne à relevância que elas têm para o processo de ensino/aprendizagem de leitura, com vistas a despertar o interesse das crianças e à formação do aluno leitor. Os estudos sobre o processo de leitura possibilitaram a expansão de sua concepção, assim, ela não é mais concebida meramente como decodificação dos signos gráficos, sendo esta apenas uma de suas etapas, mas é vista como um processo interativo e dinâmico no qual o leitor interage com os textos, compreendendo e atribuindo-lhes significações, influenciadas pelo contexto sociocultural. Desta forma, o conceito de ‘alfabetizado’, atribuído ao aluno que saiba ‘ler e escrever’, dá espaço ao processo de letramento, que visa um leitor diferenciado, integrado às práticas e contextos sociais, que realiza leituras diversas e se utiliza de todos os meios que a sociedade dispõe para estabelecer a comunicação. Situada no presente contexto, a pergunta de partida desta pesquisa foi: De que maneira as estratégias de leitura vem sendo trabalhadas pelas professoras em turmas do 2º ano do Ensino Fundamental e como elas têm contribuído para desenvolver o aprendizado e despertado o interesse das crianças pela leitura, com vistas à formação do aluno leitor? E o objetivo geral: Analisar as estratégias de ensino de leitura utilizadas pelas professoras, a fim de refletir sobre tais estratégias, no tocante à contribuição que têm dado para o desenvolvimento da aprendizagem das crianças e para despertar o interesse pela leitura com vistas à formação do aluno leitor. A realização se deu em duas escolas do Município de Santaluz, BA-Brasil. Os dados foram coletados por meio de observações semanais, entrevistas e provas para avaliar a proficiência dos alunos em leitura. Concluiu-se que um ensino de leitura que a trata de forma dialógica, interativa, que disponibiliza textos de gêneros variados e estimula questionamentos sobre eles, acionando os conhecimentos prévios dos alunos, permitindo-lhes estabelecer relações entre os textos lidos e o contexto, e, em que todos os sujeitos que promovem a educação na escola estão articulados, tendo foco nos mesmos objetivos e concepções de ensino de leitura, tende a ter melhores resultados na aprendizagem.

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