FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 2

Code: 177-343
84
424
Título

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM PESQUISA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS - VOLUME 2

ISBN

978-65-5360-088-1

DOI
10.37885/978-65-5360-088-1
Publicado em

01/04/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

243

17

2

1

Organizadores:
  • Eloisa Rosotti Navarro

    Eloisa Rosotti Navarro

  • Maria do Carmo de Sousa

    Maria do Carmo de Sousa

  • Susimeire Vivien Rosotti de Andrade

    Susimeire Vivien Rosotti de Andrade

  • Rogério de Melo Grillo

    Rogério de Melo Grillo

Apresentação

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo divulgar pesquisas que foram ou estão sendo desenvolvidas no âmbito da formação de professores, com foco na Educação em Ciências e/ou Educação Matemática, considerando-se as diversas perspectivas e tendências teóricas que fundamentam as temáticas envolvidas e disponibilizar para a comunidade científica, contribuições recentes e relevantes na área da Educação em Ciências e/ou Educação Matemática, que tenham como objeto de estudo a Formação de Professores. Para tanto, visam-se as publicações de textos que contemplem a Formação de professores, a partir de uma ou mais abordagens, nas seguintes áreas de investigação: Educação em Ciências e/ou Educação Matemática. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

17 Capítulos

Capítulo 1

A HOMOLOGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC E AS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Silva, Shirley Vitor da
10.37885/220307971
Capítulo 2

A QUÍMICA É UM ESPETÁCULO: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

CORREA, T. A
COELHO, T. C
10.37885/220207764
Capítulo 3

A UTILIZAÇÃO DO JOGO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM DA ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS

Trindade, Caroline Rodrigues
10.37885/220207949
Capítulo 4

AVALIAÇÃO FORMATIVA E TAREFAS METACOGNITIVAS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DIÁRIO MATEMÁTICO E MAPA CONCEITUAL

Maciel, Domício Magalhães
10.37885/220207939
Capítulo 5

AVALIANDO PROCEDIMENTOS COM UMA ALUNA DISCALCÚLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Concordido, Cláudia F. R.
Barros, J. D. B.
Ferreira, A. P. C.
10.37885/220207934
Capítulo 6

CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE SAÚDE E DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO

Rodrigues, Simone de Lima Franco
Silva, Tarcísio Fulgêncio Alves da
Mendes, Marianne Louise Marinho
10.37885/211106610
Capítulo 7

CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA NA REESTRUTURAÇÃO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Hübl, J. C
Lawall, I. T.,
10.37885/220207855
Capítulo 8

CRIAÇÃO DE VÍDEOS SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBIC-JR

Roque, Ana Catarina Cantoni
10.37885/220107275
Capítulo 9

FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Santos, Beatriz Consuelo Kuroishi Mello
Testa, Solange Maria Trócoli
10.37885/220107203
Capítulo 10

JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS, UMA POSSIBILIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Oliveira Júnior, José Henrique de
Biazatti, Suzana das Candeias
Siqueira, Silvia Perpetua Rodrigues de
10.37885/220107325
Capítulo 11

NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: LEVANTAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS NO PERÍODO 2010-2020

Ortega, Eliane Maria Vani
Almeida, Leonardo Almerindo Novaes de
10.37885/220107346
Capítulo 12

NEXOS CONCEITUAIS DA MEDIDA: CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Santos, A. L.
Sousa, M. C.
10.37885/220308035
Capítulo 13

O JOGO TRAVESSIAS DE BARCO COMO UM INSTRUMENTO MOTIVADOR NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Santos, E.G.
Santos, F.M.S.
10.37885/220107210
Capítulo 14

OS SABERES MATEMÁTICOS ENVOLVIDOS NA CRIAÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Sacardi, Kelly Kett
10.37885/220308038
Capítulo 15

PRÁTICAS VISUAIS DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EM ESCOLA DE SURDOS PARA A PRODUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Kipper, Daiane
Gabe, Neoli Paulina da Silva
10.37885/220207945
Capítulo 16

RECICLAGEM DE PAPÉIS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E UMA EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO 7ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Gadelha, L.K.M
Sarmento, L
Debrino, Lucimara A.
10.37885/220207561
Capítulo 17

SENTIDOS DO FEEDBACK DOS ALUNOS EM JOGOS DE LINGUAGEM DO ENSINO REMOTO

Silva, Carlos Evaldo Dos Santos
Mafioleti, Tereza Rachel
Costa, Daniana de
10.37885/220107179