DOENÇA VENOSA CRÔNICA E DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA: UM INSTRUMENTO AUXILIADOR NO PROCESSO DE ENFERMAGEM
DOENÇA VENOSA CRÔNICA E DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA: UM INSTRUMENTO AUXILIADOR NO PROCESSO DE ENFERMAGEM
978-65-87196-33-6
25/09/2020
125
1
Adriana Souza Szpalher
Szpalher, Adriana Souza
Andréia Jorge da Costa
Costa, Andréia Jorge da
Denise de Assis Corrêa Sória
Sória, Denise de Assis Corrêa
Priscilla Alfradique de Souza
Souza, Priscilla Alfradique de
A motivação para este estudo teve origem na minha experiência como Enfermeira com Feridas e na minha prática assistencial em hospitais. A Doença Venosa Crônica e a Doença Arterial Periférica são de interesse da Saúde Pública, pois trazem prejuízos à qualidade de vida e considerável aumento de custos ao Sistema Público, interferindo inclusive em suas relações sociais e profissionais. O cuidado de Enfermagem prestado ao cliente com estas comorbidades deve ser planejado conforme a epidemiologia da doença, sua evolução, grau de limitação apresentado e fatores de risco envolvidos, auxiliando para que o indivíduo possa aderir adequadamente ao tratamento. Este tem como Objeto a atuação do enfermeiro na realização da anamnese e do diagnóstico de pacientes com doença venosa crônica e arterial periférica; como Problema de Pesquisa, as doenças aqui apresentadas têm um valor expressivo, principalmente na parte Ocidental. O Objetivo Geral é compreender a atuação do Enfermeiro na realização da anamnese e da identificação do diagnóstico de enfermagem em pacientes com doença venosa crônica e arterial periférica. Foram utilizadas as Características Definidoras do Diagnóstico de Enfermagem Perfusão Tissular Periférica Ineficaz, que estão relacionadas aos problemas de enfermagem encontrados. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, foram utilizadas as bases de dados científicas SciELO, Cochrane, PubMed e Portal BVS, este último sem restrição de base de dados, com publicações entre 2009 e 2019 nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram utilizados os descritores e suas combinações nos idiomas citados. Os dados foram coletados no período de Agosto de 2018 à Fevereiro de 2019. Foram encontradas 2 publicações considerando os critérios de inclusão e exclusão. Deste modo observa-se a carência de informações acerca do Cuidado do Enfermeiro com essa clientela. Conclui-se que há pouca produção de estudos por Enfermeiros, principalmente quando se relaciona aos DE; sugere-se a realização de estudos sobre a temática proposta.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.