INCLUSÃO ESCOLAR E DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES ESPECIALIZADOS

Code: 682-1044
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Título

INCLUSÃO ESCOLAR E DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES ESPECIALIZADOS

ISBN

978-65-5360-645-6

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-645-6
    Ano Publicação

    2024

    PáginasEdição

    218

    0

    1

    1

    Autor(a):
    • Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto

      PILOTO, Sumika S.F.H

    Sinopse

    O estudo exploratório com professoras especializadas, atuantes nas instituições de educação infantil, com gestoras da educação infantil e especial e com gestor de formação no âmbito do Sistema Municipal de Educação de Vitória/ES, permite examinar as concepções de inclusão escolar e direito à educação que permeiam o cotidiano da educação infantil. De abordagem qualitativa, com análise documental e bibliográfica, a pesquisa utiliza entrevistas semiestruturadas e encontros em formato de grupo focal de formação colaborativa. A partir dos estudos da abordagem histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica, os dados analisados comprovam que as professoras sinalizam tensões na compreensão crítica das concepções de direito à educação e à inclusão escolar, nas respostas e nos debates sobre as temáticas. De certo modo, as narrativas apontam a necessidade de avanço na concepção do direito à qualidade da educação especial, porém, sobre inclusão escolar na perspectiva de uma educação inclusiva, emancipadora e libertadora, observa-se que necessitam de aprofundamento para uma formação que potencialize a articulação entre as concepções específicas e, de forma geral, sobre educação, direito à educação e à inclusão escolar. Ainda que o município de Vitória/ES alcance a meta de acesso de quase 100% de crianças nas instituições de educação infantil, com aumento de matrículas na educação especial e investimentos em política de formação de professores de educação especial, as professoras relatam dificuldade no entendimento, tanto delas quanto dos demais professores e profissionais na escola, sobre o trabalho docente a ser desenvolvido, suas atribuições e as tensões na oferta e execução dos serviços de apoio. Existem intensos investimentos nos processos de formação continuada, porém desenvolvida com os professores especializados. É preciso que os processos formativos tenham inter-relação com todos os sujeitos que vivenciam a escola inclusiva. Mesmo com avanços na matrícula para a modalidade, a política de educação especial na perspectiva inclusiva, principalmente o atendimento educacional especializado, ainda luta pelo reconhecimento das crianças público-alvo da educação especial na educação infantil. O ecletismo das professoras especializadas sobre o desenvolvimento infantil fragiliza a concepção de direito à educação e à inclusão escolar. Não se conhece a especificidade das práticas curriculares da educação infantil na interface com a área da educação especial, ocorrendo uma concepção apenas biopsicológica de criança, presente no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos. A legislação e as normativas de ambas as políticas (educação especial e educação infantil) precisam ocupar os processos formativos, pois apresentam nitidamente o avanço na concepção do direito à educação e à inclusão escolar.

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