IDENTIDADE VERSUS ENSINAR DOCENTE: VERIFICAÇÃO DOCENTE COM O ENSINAR A DISCIPLINA DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5º ANO).

Code: 439-651
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Título

IDENTIDADE VERSUS ENSINAR DOCENTE: VERIFICAÇÃO DOCENTE COM O ENSINAR A DISCIPLINA DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 5º ANO).

ISBN

978-65-5360-297-7

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-297-7
    Publicado em

    10/05/2023

    Páginas Edição

    198

    1

    Autores(as)
    • Allan Santos

      Santos, Allan Gomes

    • Luis Jimênez

      Jimênez, Luis Ortiz

    Sinopse

    Diante do objetivo geral desta investigação que foi analisar a identificação dos docentes com a disciplina da matemática ao ensinar nos anos iniciais do ensino fundamental, no contexto dos professores da Rede municipal de ensino de Maceió e alunos-professores do 8º período do Curso de Pedagogia, buscou-se verificar a identificação docente com a matemática associado ao sentimento de gostar e, portanto, os desafios enfrentados com o lecionar a matemática sem ter afinidade em seu ofício de ensinar. Através de uma pesquisa do tipo não experimental, um estudo exploratório que antecedeu a investigação de alcance descritivo e um enfoque quantitativo com corte transversal, foi utilizado como procedimento de coleta de dados questionários fechados. A análise de dados aconteceu em três etapas, sendo: na primeira etapa voltou-se para o conhecimento da percepção do foco de pesquisa com um levantamento de dados dos professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a relação com as notas obtidas no IDEB referente a proficiência da matemática pelas escolas pesquisas; numa segunda etapa, a análise tratou-se para o contexto dos alunos-professores pertencentes do 4º ano de formação do Curso de Pedagogia e na última etapa uma análise ampla e relacional com todos os dados das etapas anteriores e com um olhar comparativo dos dados antecedentes pesquisados nos anos 2013 e 2014. A pesquisa teve como aporte teórico, a contribuição de autores para quatro eixos investigativos, como: saberes docentes (Freire (1996), Pimenta (1998, 2002), Gauthier et al. (1998), Tardif (2003) e Cunha (2004)); competências docentes (Masetto (1998), Perrenoud (2000, 2002)); aprendizagem significativa (Shulman (1986), Ausubel (1982)); identificação/gostar do fazer docente ou identidade docente (Nóvoa (1992, 1995), Paulo Freire (1996), Gatti (1996), Libaneo (2002), Dubar (2005, 2009), Tiba (1996)) e conflitos cognitivos (Vigotsky (1984); Davydov (1988); Morin (2000)). Com as análises os resultados dos dados revelaram que dentre os percentuais encontrados nossos públicos-alvo possuem uma falta de identificação em seu fazer docente e em sua práxis pedagógica e, ainda, um sentimento de não gostar da área da matemática com indicativos de distanciamento com a matemática em formações anteriores e atual para ser um bom profissional na área, ponto fundamental para que o enlace entre seus saberes prévios e seus processos de formação fomentem numa caminhada para um ensinar com mais dedicação, sentimento e amor. Interessa conhecer e compreender tais comportamentos e sentimentos docentes, que embora não explícito nos contextos educacionais, produzem efeitos significativos em seu ofício docente. Ao mesmo tempo, a pesquisa traz contribuições valiosas para pensarmos no ensino da matemática sem identificação e suas consequências em estudos futuros, suscitando novos olhares e formas de pensar para o processo de ensino e de aprendizagem da matemática no lado discente.

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