GESTIÓN DE LA CIUDADANÍA INTERCULTURAL A TRAVÉS DEL DIÁLOGO DE SABERES EN ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS DE LA SELVA CENTRAL - REGIÓN JUNÍN - PERÚ

Code: 789-1203
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Título

GESTIÓN DE LA CIUDADANÍA INTERCULTURAL A TRAVÉS DEL DIÁLOGO DE SABERES EN ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS DE LA SELVA CENTRAL - REGIÓN JUNÍN - PERÚ

ISBN

978-65-5360-770-5

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-770-5
    Ano Publicação

    2024

    PáginasEdição

    62

    0

    1

    1

    Autores(as):
    • Marino Ninalaya Casallo

      Ninalaya, Marino

    • Herbert Víctor Huaranga Rivera

      Huaranga, Herbert V.

    • Rubén Américo Medrano Osorio

      Medrano, Rubén A.

    • Narda Guerrero Meza

      Guerrero, Narda

    • Edith Karina Valero Misari

      Valero, Edith K.

    • Angélica Sánchez Castro

      Sánchez, A.

    Sinopse

    O diálogo de saberes constitui uma forma diferente de exercer o direito à cidadania no contexto da globalização onde existe uma pluralidade de culturas; por isso, colocou-se o seguinte problema geral de investigação: Como é que o diálogo de saberes influencia a gestão da cidadania intercultural em estudantes universitários da região de Selva Central - Junín? O objetivo geral é: determinar a influência do diálogo de saberes na gestão da cidadania intercultural dos estudantes universitários da região de Selva Central - Junín. A importância desta investigação reside no facto de o indivíduo (cidadão) ter a oportunidade de expressar o seu conhecimento ao outro (saber) com base nos seus costumes, cosmovisões, hábitos, crenças e conhecimentos ancestrais e, a partir daí, construir uma sociedade sem marginalização nem diferenças; ou seja, inclusiva. Trata-se de uma investigação de abordagem mista, do tipo aplicada com um desenho pré-experimental de um único grupo com pré e pós-teste, para a recolha de informação foram utilizadas as técnicas de observação, entrevista e inquérito; onde, o instrumento fundamental foi o questionário de cidadania intercultural. Para a análise e tratamento dos dados, foi utilizado o método estatístico através do pacote informático SPSS. V. 27. Os resultados mostram que o diálogo de saberes contribui positivamente para a construção da cidadania intercultural entre os estudantes universitários da região da Selva Central - Junín, uma vez que o valor de p é (0,000) < 0,05. Consequentemente, há evidências suficientes demonstradas pela pesquisa de que o diálogo de saberes melhora o exercício da cidadania em ambientes interculturais através da criação de condições propícias à interação entre indivíduos de diferentes origens culturais.

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