GESTIÓN DE LA CIUDADANÍA INTERCULTURAL A TRAVÉS DEL DIÁLOGO DE SABERES EN ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS DE LA SELVA CENTRAL - REGIÓN JUNÍN - PERÚ



GESTIÓN DE LA CIUDADANÍA INTERCULTURAL A TRAVÉS DEL DIÁLOGO DE SABERES EN ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS DE LA SELVA CENTRAL - REGIÓN JUNÍN - PERÚ
978-65-5360-770-5

2024
62
0
1
1
Marino Ninalaya Casallo
Ninalaya, Marino
Herbert Víctor Huaranga Rivera
Huaranga, Herbert V.
Rubén Américo Medrano Osorio
Medrano, Rubén A.
Narda Guerrero Meza
Guerrero, Narda
Edith Karina Valero Misari
Valero, Edith K.
Angélica Sánchez Castro
Sánchez, A.
O diálogo de saberes constitui uma forma diferente de exercer o direito à cidadania no contexto da globalização onde existe uma pluralidade de culturas; por isso, colocou-se o seguinte problema geral de investigação: Como é que o diálogo de saberes influencia a gestão da cidadania intercultural em estudantes universitários da região de Selva Central - Junín? O objetivo geral é: determinar a influência do diálogo de saberes na gestão da cidadania intercultural dos estudantes universitários da região de Selva Central - Junín. A importância desta investigação reside no facto de o indivíduo (cidadão) ter a oportunidade de expressar o seu conhecimento ao outro (saber) com base nos seus costumes, cosmovisões, hábitos, crenças e conhecimentos ancestrais e, a partir daí, construir uma sociedade sem marginalização nem diferenças; ou seja, inclusiva. Trata-se de uma investigação de abordagem mista, do tipo aplicada com um desenho pré-experimental de um único grupo com pré e pós-teste, para a recolha de informação foram utilizadas as técnicas de observação, entrevista e inquérito; onde, o instrumento fundamental foi o questionário de cidadania intercultural. Para a análise e tratamento dos dados, foi utilizado o método estatístico através do pacote informático SPSS. V. 27. Os resultados mostram que o diálogo de saberes contribui positivamente para a construção da cidadania intercultural entre os estudantes universitários da região da Selva Central - Junín, uma vez que o valor de p é (0,000) < 0,05. Consequentemente, há evidências suficientes demonstradas pela pesquisa de que o diálogo de saberes melhora o exercício da cidadania em ambientes interculturais através da criação de condições propícias à interação entre indivíduos de diferentes origens culturais.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.