GEOGRAFIA: CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Code: 316-474
41
236
Título

GEOGRAFIA: CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

ISBN

978-65-5360-197-0

DOI
10.37885/978-65-5360-197-0
Publicado em

01/10/2022

Páginas Capítulos Volume Edição

108

6

1

1

Organizadores:
  • Diogo da Silva Cardoso

    Diogo da Silva Cardoso

  • Danielle Mariam Araujo Santos

    Danielle Mariam Araujo Santos

Apresentação

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo integrar ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do Saberes. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

6 Capítulos

Capítulo 1

A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: UM EIXO NECESSÁRIO PARA FORMAR OS ADULTOS DO FUTURO QUE CUIDARÃO DA NATUREZA

ALENCAR, Francisca Vilandia de
SILVA, Cláudia Sousa Melo e.
FELIPE, Anna Carolina Baraúna
GONÇALVES, Elma Mota dos Santos
REZENDE, Ellen Rosane Vieira da Silva Paiva
GONÇALVES, Geraldo Magela
PEREIRA, Monizy Silva
ROSA, Secília Rodrigues
SANTOS, Ana Maria Sampaio Dos
SANTOS, Elaine De Jesus Dos
10.37885/220609142
Capítulo 2

ARTESANATO EM LÃ: RESGATE DA HISTÓRIA E DA LUTA DAS MULHERES ARTESÃS TÊXTEIS DE BAGÉ NO RIO GRANDE DO SUL

Santiago, Carla Jaqueline Taborda
Araújo, Cláudio Gabriel Soares
10.37885/220709337
Capítulo 3

“EM TEMPOS DE PANDEMIA”: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA REDE PÚBLICA DE SERGIPE

Santos
10.37885/220709594
Capítulo 4

UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A GEOGRAFIA ECONÔMICA: RELACIONANDO TERRITÓRIO, LUGAR, ESCALA E REDE COM A TEORIA DO ATOR-REDE

Pereira, Davidson Matheus Félix
10.37885/220709505
Capítulo 5

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: DESAFIOS E DIFICULDADES PARA PROFESSORES E ALUNOS

Santos, Danielle Mariam Araujo dos
Mafra, Marcela Vieira Pereira
10.37885/220910318
Capítulo 6

ESCOLA INDÍGENA E SUA DIMENSÃO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE GEOGRAFIA E DO TURISMO ÉTNICO, AM-BRASIL

Santos, Danielle Mariam Araujo dos
Silva, Zilmara Rocha da
Carvalho, Joelma Monteiro de
10.37885/220910319