ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: PRINCÍPIOS E DESAFIOS DA ANDRAGOGIA NO BRASIL

Code: 407-611
32
162
Título

ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: PRINCÍPIOS E DESAFIOS DA ANDRAGOGIA NO BRASIL

ISBN

978-65-5360-274-8

DOI
10.37885/978-65-5360-274-8
Publicado em

14/03/2023

Páginas Edição

30

1

Autor(a):
  • Rafael José Pôncio

    Pôncio, Rafael José

Sinopse

Percebe-se que os adultos investem cada vez mais em sua formação, aprendendo não apenas através da prática, mas também debruçando-se sobre novas teorias e conhecimentos que possibilitam uma nova formação profissional ou uma maior atuação dentro de seus empregos. Essa necessidade também se mostra relevante para as empresas, visto que um funcionário bem qualificado agrega valor para os negócios. Por isso é possível perceber ações empresariais cada vez mais voltadas para a formação dos seus funcionários, tanto a nível público como privado. No setor público, por exemplo, estimula-se a continuidade na formação em ensino superior, principalmente em para cargos de chefia e como pré-requisitos para promoções. O funcionário, em geral, também recebe apoio para a conclusão destas formações, geralmente no formato de licenças remuneradas. Já no ambiente privado, treinamentos e consultorias também são apresentadas como formas de alinhar os colaboradores com as metas e propostas da empresa. Todos os treinamentos, cursos e demais formações internas do ambiente empresarial devem partir dos princípios da Andragogia, uma vez que a realidade do trabalho é, atualmente, uma premissa exclusiva dos adultos. Desse modo é possível perceber que a Andragogia está ganhando cada vez mais espaço para além da sala de aula, o que, em seu princípio, era o único ambiente em que a formação ocorria. Sendo assim, o que podemos perceber é que o horizonte de atuação das práticas andragógicas vão se estender ainda mais ao longo dos próximos anos, se tornando uma área fundamental dentro do mundo corporativo.

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