EDUCAR PARA TRANSFORMAR - UM PACTO PELA EDUCAÇÃO: AVALIAÇÃO DO IMPACTO EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO

Code: 392-593
36
142
Título

EDUCAR PARA TRANSFORMAR - UM PACTO PELA EDUCAÇÃO: AVALIAÇÃO DO IMPACTO EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO

ISBN

978-65-5360-253-3

DOI
10.37885/978-65-5360-253-3
Publicado em

04/01/2023

Páginas Edição

246

1

Autor(a):
  • Levi Menezes Varjão

    Levi Menezes Varjão

Sinopse

A tese tem a finalidade de O Brasil convive com indicadores educacionais de baixo desempenho das escolas e dos alunos, relacionados, por exemplo, com reprovação, abandono, distorção idade/série. Situações como estas suscitaram a tomada de decisão para garantir a excelência do ensino na Bahia, exigindo novas diretrizes como o programa “Educar para Transformar - um Pacto pela Educação”, objeto desta Tese, um programa implementado na rede pública estadual da Bahia. Apesar desta iniciativa, não foram identificadas publicações sobre a avaliação do impacto deste “Programa” na qualidade das escolas públicas estaduais que ministram o ensino médio regular, nem na formação e valorização dos professores, daí a importância de estudar este tema, embora num plano micro, considerando a seguinte hipótese alternativa: o Programa “Educar para Transformar - um Pacto pela Educação” teve impacto positivo na qualidade da educação em escolas públicas estaduais de Salvador-Bahia, que ministraram o ensino médio regular, em 2015, ano de implantação deste Programa e na formação e valorização dos professores.

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