EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS EM INSTITUIÇÃO FORMAL DE ENSINO



EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS EM INSTITUIÇÃO FORMAL DE ENSINO
978-65-5360-607-4

2024
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Sueli Abreu Guimarães
Guimarães, Sueli A
Este trabalho científico foi registrado sob a forma de dois capítulos. O primeiro teve como objetivo específico investigar o discurso de professores do ensino médio sobre a prevenção escolar do uso de drogas psicotrópicas, sendo que, para tanto, foi necessário: relacionar conceitos e princípios construídos e publicados por especialistas e adotar uma visão humanizadora da prevenção do uso de drogas. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada, a qual foi aplicada com três professores que atenderam aos seguintes requisitos: vínculo trabalhista efetivo; maior tempo de serviço na unidade escolar e maior número de reclamações à direção da unidade escolar. O segundo artigo, por sua vez, teve como escopo mapear práticas educativas de professores, do ensino médio, do colégio público X, que têm por finalidade a prevenção ao uso de drogas; de modo que identificou o comprometimento e a percepção dos educadores acerca da prevenção e relacionou os indicadores do problema no ambiente escolar e as ações que os professores desenvolvem em sala de aula. Neste, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram dois questionários: um misto e outro aberto, os quais foram aplicados com dez professores que atenderam aos seguintes requisitos: vínculo trabalhista efetivo e maior tempo de serviço na unidade escolar. A realização da entrevista num primeiro momento para, em seguida, acontecer a aplicação dos questionários foi muito importante ao convencimento de que o estudo que estava sendo realizado era necessário e coerente, pois um instrumento consolidou o outro, apesar de terem pertencido a artigos diferentes. Os dois artigos/capítulos tratam da prevenção do uso de drogas a partir do interior de cada ser, de dentro pra fora, e considerando o desenvolvimento integral do ser, a sua complexidade. Não se pretende achar “receita” ou solução para as informações e compreensões obtidas sobre o Colégio X, todavia, aponta-se para a prática pedagógica ocupada com o que realmente importa no processo educacional, a fim de que a prevenção saia do artificialismo e se dê de forma consciente. Neste sentido, está feito o convite à leitura e reflexão acerca da prática educativa de prevenção ao uso de drogas, a partir do Colégio X, especificamente, no ensino de nível médio, momento em que se exige do ser aprendiz uma participação efetiva na sociedade, a qual, certamente, não prescinde do despertamento e do desenvolvimento da consciência.
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