EDUCAÇÃO, MÚSICA E ARTES: REFLEXÕES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS - VOLUME 2

Code: 479-815
15
57
Título

EDUCAÇÃO, MÚSICA E ARTES: REFLEXÕES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS - VOLUME 2

ISBN

978-65-5360-547-3

DOI
10.37885/978-65-5360-547-3
Publicado em

29/02/2024

Páginas Capítulos Volume Edição

204

13

2

1

Organizadores:
  • Alfeu Rodrigues de Araújo Filho

    Araújo Filho, Alfeu Rodrigues de

  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

Apresentação

Esta obra constituiu-se a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram e qualificaram as discussões neste espaço formativo. Resulta, também, de movimentos interinstitucionais e de ações de incentivo à pesquisa que congregam pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e de diferentes Instituições de Educação Superior públicas e privadas de abrangência nacional e internacional. Tem como objetivo integrar ações interinstitucionais nacionais e internacionais com redes de pesquisa que tenham a finalidade de fomentar a formação continuada dos profissionais da educação, por meio da produção e socialização de conhecimentos das diversas áreas do Saberes. Fomentando a temática “Educação, Música e Artes – Reflexões e Desafios Contemporâneos”, a obra apresenta 13 capítulos, contemplando os seguintes tópicos: a interdisciplinaridade como ferramenta à prática educativa; desconfortos gerados no processo de aprendizado musical; análise psicométrica no uso das escalas de avaliação musicoterapêutica Nordoff Robbins e possíveis correlações ns brasileira; modelo pedagógico que emprega o conceito de paisagem sonora como elemento fundamental do processo de ensino-aprendizagem musical; o uso da música clássica nos estabelecimentos rurais; procedimentos metodológicos e pedagógicos relacionados à percepção corpóreo-vocal; o ensino da dança na educação infantil; sequência didática para o ensino de libras; a cerâmica como poética contemporânea; aspectos míticos na obra literária de J. R. R. Tolkien; o filme “Lula, o filho do Brasil” como fonte histórica; análise de estereótipos sociais: o humor de Edibar; Projeto Chassi: análise dinâmica pelo método dos elementos finitos. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que esta obra sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

13 Capítulos

Capítulo 1

A CONSTRUÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE FIGURAS POLÍTICAS NO CINEMA: LULA, O FILHO DO BRASIL

Vieira, Kelly Silva
10.37885/240115611
Capítulo 2

ANÁLISE DINÂMICA PELO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS DO CHASSI DE UM TRAILER DESTINADO AO TRANSPORTE DE IDOSOS E DEFICIENTES FÍSICOS

Gnimat, A. G. A.
Bazani, M. A.
Peres, M. P.
10.37885/240115551
Capítulo 3

ARTE E MEIO AMBIENTE A CERÂMICA COMO POÉTICA CONTEMPORÂNEA: ARTES/ARTES VISUAIS/PROCESSOS CRIATIVOS

LADEIRA, Marcillene
10.37885/240115486
Capítulo 4

ARTE LITERÁRIA E MITO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O IMAGINÁRIO EM J.R.R TOLKIEN

Bueno, Rodrigo Poreli Moura
10.37885/240115609
Capítulo 5

CONTRIBUIÇÕES PARA O (RE)CONHECIMENTO DE DESCONFORTOS PRESENTES NO PROCESSO DE APRENDIZADO MUSICAL: BREVE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Glaser, S. R.
10.37885/240115575
Capítulo 6

CORPO-VOZO ESCURO COMO EXPERIÊNCIA PARA UMA IMERSÃO EM VOZ: O ESCURO COMO EXPERIÊNCIA PARA UMA IMERSÃO EM VOZ

Rocha, Valeria Cristina Machado
10.37885/240115491
Capítulo 7

DISCIPLINAS E NÍVEIS ESCOLARES EM LIBRAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM NA ESCOLA

Fonseca, Maycon Expedito da Silva
Melo, Lorran Vinicius Ramos
Silva, Antonieta Patrícia Andrade da
Tokuda, Gabriel Yuri Pantoja
Amorim, Josimeire da Silva
Bardo, Liz
Sousa, Natália Gleyce Brito de
Rosário, Murilo Furtado do
Silva-Oliveira, Gláucia Caroline
10.37885/231215146
Capítulo 8

AVALIAÇÃO MUSICOTERAPÊUTICA NORDOFF ROBBINS E POSSÍVEIS CORRELAÇÕES NA PRÁTICA BRASILEIRA: PARA ESTUDOS PSICOMÉTRICOS NO USO DAS ESCALAS DE AVALIAÇÃO MUSICOTERAPÊUTICA NORDOFF ROBBINS E POSSÍVEIS CORRELAÇÕES NA PRÁTICA BRASILEIRA

André, Aline Moreira Brandão
Gomes, Cristiano Mauro Assis
Loureiro, Cybelle Maria Veiga
10.37885/231215336
Capítulo 9

EXPERIMENTAÇÕES DA DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA PERCEPÇÃO SOBRE O MUNDO

Oliveira, C.
Serpa, M.
Cunha, M.
10.37885/240115586
Capítulo 10

INTERDISCIPLINARIDADE NA SALA DE AULA: REFLEXÕES INICIAIS

VIANA, K. B. S.
SCHREIBER, J. M.
NETO, E. J. S.
Aparecido De Almeida, Flávio
10.37885/240215690
Capítulo 11

PIADAS DO PERSONAGEM EDIBAR: QUEBRANDO OU REFORÇANDO OS ESTEREÓTIPOS?

Gil, F. B.
10.37885/231215339
Capítulo 12
Capítulo 13

UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA

De Vargas Oliva, Cristiano
10.37885/231014675