EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA ANÁLISE SOBRE CURRÍCULO E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA ESCOLA DO MEL DA PEDREIRA/AMAPÁ

Code: 751-1162
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Título

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA ANÁLISE SOBRE CURRÍCULO E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA ESCOLA DO MEL DA PEDREIRA/AMAPÁ

ISBN

978-65-5360-768-2

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-768-2
    Ano Publicação

    2024

    PáginasEdição

    146

    1

    Autores(as):
    • Estefania Cabral de Souza da Silva

      Silva, Estefania Cabral de Souza da

    • Elivaldo Serrão Custódio

      Custódio, Elivaldo Serrão

    Sinopse

    A Escola Estadual Antonio Bráulio de Souza (EEABS) funciona na Comunidade de Remanescentes de Quilombolas do Mel da Pedreira, localizada na zona rural do município de Macapá, Estado do Amapá. É uma unidade escolar criada no ano de 1977 com o nome de Escola Isolada do Mel para atender as séries iniciais do ensino fundamental (antigo primeiro grau). Durante essas quatro décadas, por vários motivos foi mudando de nomenclatura até receber o nome atual. A comunidade foi reconhecida “remanescente de quilombola” no ano de 2005, porém, só em 2012 o país aprovou as Diretrizes curriculares para a Educação Escolar Quilombola, através da Resolução nº 08 do Conselho Nacional de Educação, depois de um arcabouço legal instituído anteriormente, a exemplo da Lei n° 10.639/2003. O foco da discussão é o processo de implementação da educação escolar quilombola na EEABS, observando os seus desafios. Assim, as hipóteses apontavam obstáculos como: ausência de quadro efetivo de professores, resistência para discutir sobre religiões de matrizes africanas e afro-brasileiras e a ineficiência do poder público em viabilizar esse processo nas escolas quilombolas. Inicia-se com uma explanação histórica dos quilombos e suas lutas por liberdade e pela educação escolar quilombola. Na pesquisa in loco na EEABS e na comunidade, principalmente nas entrevistas semidirigidas, nos levou a constatação de que não há Projeto Político-Pedagógico (PPP), nem coordenação pedagógica e, uma das principais queixas é o pouco conhecimento sobre a parte pedagógica da referida educação, pela ausência de formação especifica para os professores das escolas quilombolas. Porém, a escola pesquisada deu o primeiro passo no processo de implementação no ano de 2017 com a criação do Projeto “Conhecendo o Quilombo do Mel da Pedreira”, que agrega atividades em varias áreas do conhecimento. Urge, então, investimentos, por parte do poder público no prédio escolar, na formação continuada dos professores, a construção do PPP da Escola Estadual Antonio Bráulio de Souza e inclusão no contexto tecnológico.

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