E-LEARNING PARA ENFERMEIROS SOBRE PROCESSO DE MEDICAÇÃO COM MEDICAMENTOS INJETÁVEIS DE AÇÃO VASOATIVA



E-LEARNING PARA ENFERMEIROS SOBRE PROCESSO DE MEDICAÇÃO COM MEDICAMENTOS INJETÁVEIS DE AÇÃO VASOATIVA
978-65-5360-686-9

2024
150
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Bruno César Fernandes
Fernandes, Bruno César
Rogério Dias Renovato
Renovato, Rogério Dias
Eduardo Espíndola Fontoura Júnior
Fontoura Júnior, Eduardo Espíndola
A segurança na atenção à saúde é um princípio básico e indicador da qualidade do cuidado e a segurança do paciente relacionada ao Processo de Medicação (PM) é uma das prioridades. O PM com Medicamentos Injetáveis de Ação Vasoativa (MIAVAs) é corriqueiramente implementado no âmbito da Unidade de Terapia Intensiva adulto, sendo este o objeto de estudo da presente pesquisa. Objetivo: avaliar o E-learning para enfermeiros sobre o PM com MIAVAs. Métodos: Trata-se de uma Pesquisa de Natureza Interventiva que utilizou a abordagem da metodologia da Pesquisa Baseada em Design (PBD) apoiado no caminho percorrido por Bittencourt e Struchiner que provém do ciclo de quatro fases descrito por Reeves: análise do problema educativo; desenvolvimento do produto educativo; intervenção e avaliação; e, análise retrospectiva para produzir princípios de design. A matriz teórica para a análise de toda a investigação foi ancorada no modelo de desenvolvimento de competências clínicas na enfermagem, de Patrícia Benner. Para estruturar o e-learning foi utilizado o ciclo de aprendizagem experiencial de David Kolb. A matriz do design instrucional planejada, foi apoiada nas contribuições de Andrea Filatro e Sabrina Cairo. A avaliação dos estudantes foi processual, sendo utilizados os modelos de feedback descritos por John Hattie e Helen Timperley. Resultados: O e-learning foi formado por três módulos desenvolvidos a partir dos resultados da primeira fase da PBD, apoiado em diferentes teorias e princípios de aprendizagem (tecnologia da informação e comunicação, enfermagem, educação) que deram suporte para a análise da intervenção educativa. Foram adotadas diferentes estratégias pedagógicas (leitura de texto expositivo, estudo de caso, vídeo, fórum), de mediação (mensagem por e-mail, chats no menu do ambiente virtual de aprendizagem, grupo de WhatsApp) e avaliação (feedback, reflexão do estudo de caso, fórum, podcast, escala de reação). O ciclo da PBD produziu 13 princípios de design, dos quais oito refletiram a potencialidade e cinco apontaram as fragilidades/dificuldades do e-learning na aprendizagem. Conclusão: O processo de desenvolvimento e implementação do e-learning foram documentados e analisados, gerando princípios de design para um novo ciclo de PBD. A PBD, bem como o e-learning foram avaliados formativamente por meio de feedbacks, oportunizando a qualificação dos estudantes, em relação ao tema proposto, fomentando o desenvolvimento e aquisição de competências clínicas pelos enfermeiros implicados no PM com MIAVAs, convergindo para uma prática segura, tanto aos profissionais como para os usuários de saúde.
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