DESAFIOS DE ENSINAR E EDUCAR NA CONTEMPORANEIDADE: ESCOLA, FAMÍLIA E PROFESSORES EM PESQUISA

Code: 415-623
49
147
Título

DESAFIOS DE ENSINAR E EDUCAR NA CONTEMPORANEIDADE: ESCOLA, FAMÍLIA E PROFESSORES EM PESQUISA

ISBN

978-65-5360-447-6

DOI
10.37885/978-65-5360-447-6
Publicado em

30/09/2023

Páginas Capítulos Volume Edição

212

11

1

1

Organizador(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

Apresentação

Sabemos dos desafios que se é ensinar e educar no mundo contemporâneo, onde alguns referencias devem ser deixados de lado, mas outros devem ser otimizados e trabalhados, porque são partes constitutivas da pessoa humana. Existem valores que são inegociáveis, como: justiça, respeito, bondade, ternura e a alteridade. Estudar nem sempre significa que irei aprender e compreender todos os conteúdos, isso na prática é impossível, mas é estabelecer o que há em nós de humano e humanizante e corrobora para o desenvolvimento da criticidade, reflexão e análise da realidade social, política, econômica, social e cultural. Escola, família e professores devem estar atentos a nova realidade social, sem perder o essencial, que é o valor à vida humana e suas diferentes formas de ser e de existir. Este livro apresenta uma pesquisa atualizada e realizada por autores que são expoentes em pesquisa e na temática abordada. Desfrutem das reflexões realizadas em cada capítulo, lembrando que as mesmas não se findam aqui. Agradecemos a participação de todos os autores, na construção desta obra tão importante e com uma temática tão relevante para os dias atuais. Desejamos aos leitores, que a mesma possa auxiliar numa pesquisa bibliográfica nas diferentes esferas de ensino. Mudar é importante, sem perder a fineza de uma vida verdadeiramente humana e capaz de compreender e incluir a todos.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

11 Capítulos

Capítulo 1

A SEMÂNTICA DE CONTEXTOS E CENÁRIOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Silva, Ana Meire
Ferreira, Edilene
Araújo, José Júlio César do Nascimento
10.37885/230814116
Capítulo 2
Capítulo 3

EFECTIVIDAD DE UNA TÉCNICA EDUCATIVA SOBRE LA PERCEPCIÓN DEL PLAGIO ACADÉMICO EN ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS

Cervantes, Sheyla
Casa, Manuela
Vilca, Oliver
Apaza, Jorge
Calsina, Wilber
Gallegos, Laura
10.37885/230914327
Capítulo 4

EMPLEO DE LA RÚBRICA PARA LA ELABORACIÓN DE PROYECTOS DE INVESTIGACIÓN

Cárdenas Valverde, Juan Carlos
Román Bravo, Mary Ruth
Aguado Riveros, Uldarico Inocencio
Castillo Laveriano, Antonio Ernesto
Sánchez Carlessi, Héctor Hugo
Cárdenas Valverde, Susan Fabiola
Cárdenas Flores, Jean Edward
Cárdenas Flores, Kimberly Johana
Flores Poma, Irina Giovanna
Patiño Rivera, Alberto Rivelino
10.37885/230914334
Capítulo 5

ENTÃO SEGUIMOS A DICOTOMIA: NÓS VAMOS SEGUIR O CURRÍCULO, OU NÓS VAMOS TRABALHAR CONTEÚDO DO ENEM?

Silva, Thaiza Aparecida Da
10.37885/230914320
Capítulo 6

ESTRATEGIAS DE INTERVENCIÓN PREVENTIVA PARA FOMENTAR LA PERMANENCIA Y ÉXITO ESTUDIANTIL: ALERTAS TEMPRANAS

Pérez Pulido, Miguel Oswaldo
Mejía Ardila, Omar Camilo
Serrano Novoa, César Augusto
Suescún Garcés, Silvia Juliana
León, Francisco Javier
10.37885/230914480
Capítulo 7

HOMESCHOLLING: UMA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO FAMILIAR

Silva, Bárbara Lago Pereira da
Pereira, Walmir Fernandes
Ribeiro, Felipe Vitório
Souza, Júlio César de
Aparecido De Almeida, Flávio
10.37885/230814121
Capítulo 8

MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA: CAMINHOS RISCADOS COM GIZ

Santos, Eneila Almeida dos
10.37885/230813935
Capítulo 9

O DESENVOLVIMENTO DO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO A PARTIR DE PROCESSOS DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Serpa, Paulo Roberto.
10.37885/230713789
Capítulo 10

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPORTÂNCIA E PRINCIPAIS ASPECTOS

Bastos, Vegna Oliveira Matta
Pereira, Walmir Fernandes
Ribeiro, Felipe Vitório
Aparecido De Almeida, Flávio
Souza, Júlio Cesar de
10.37885/230814126
Capítulo 11

TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL EM DIFERENTES PERÍODOS

Amaral, Gabriela Severo
Fernandes, Cleoni Maria
10.37885/230613248