CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA ESPECÍFICA DE EDUCADORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO



CONTRIBUIÇÕES FILOSÓFICAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA ESPECÍFICA DE EDUCADORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
978-65-5360-822-1

2024
102
0
1
1
Renan Elvis Crivellaro
Crivellaro, Renan Elvis
Franklin Noel dos Santos
Santos, Franklin Noel dos
A relação entre Filosofia e Educação do Campo representa um campo fértil para a construção de práticas educativas que respeitem e valorizem as especificidades das comunidades rurais. A pesquisa aborda conexão entre a Filosofia e a Educação do Campo, sublinhando a importância de reconhecer as especificidades das comunidades camponesas e a função social da Filosofia na formação de educadores. A pesquisa justifica-se pela importância de reconhecer a função social da Filosofia na formação desses educadores, bem como evidenciar e problematizar a importância de uma formação específica dos educadores do campo. O objetivo do estudo é propor uma abordagem metodológica vinculada à Epistemologia do Campo, estabelecendo pontes epistemológicas entre a Filosofia e a Educação do Campo, superando métodos tradicionais e contribuindo para a formação continuada específica dos educadores. Para a realização deste estudo de caso foi empregada a entrevista semiestruturada que resultou nas análises qualitativas com adoção da Análise Temática de Braun e Clarke e Análise do Discurso de Orlandi. A pesquisa destaca a importância de uma formação continuada específica para educadores da Educação do Campo, promovendo uma educação mais contextualizada e significativa para as comunidades camponesas. Diante da necessidade de promover uma formação específica para esses educadores, surge a questão de como a Filosofia pode contribuir para esse processo, considerando as particularidades e desafios desse contexto educacional. Os resultados reforçam a relevância da formação continuada específica na Educação do Campo e a necessidade de reconhecer e valorizar os saberes locais.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.