CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA

Code: 375-569
91
234
Título

CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA

ISBN

978-65-5360-217-5

DOI
10.37885/978-65-5360-217-5
Publicado em

29/12/2022

Páginas Edição

102

1

Autores(as)
  • Paula Cavalcante Monteiro

    Paula Cavalcante Monteiro

  • Alex Sandro de Medeiros

    Alex Sandro de Medeiros

  • Vinicius Augusto de Melo Gomes

    Vinicius Augusto de Melo Gomes

  • João Victor Nunes Durço

    João Victor Nunes Durço

  • Ademar Vinicius Fagion Freitas

    Ademar Vinicius Fagion Freitas

  • Adriane da Silva Benedito

    Adriane da Silva Benedito

Sinopse

Esta obra é resultado de um ano de trabalho desenvolvido na disciplina de Ensino de Química e Sociedade por licenciandos em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão. Assim, por meio de discussões sobre a função social do Ensino de Química, os estudantes foram convidados a elaborar um texto sobre um tema escolhido por eles, contendo também os objetivos da proposta, questões para o levantamento dos conhecimentos prévios e a problematização.Para a construção da atividade, os licenciandos foram orientados a relacionar assuntos do seu cotidiano, ou de maior interesse, ao conhecimento científico. Por consequência, ao contextualizar assuntos do dia a dia para elaborar uma situação problemática real, os licenciandos compreenderam a importância da contextualização na formação de sujeitos críticos e reflexivos.É preciso considerar que, se os licenciandos tiverem a oportunidade de conhecer diferentes abordagens no decorrer da graduação, haverá maior possibilidade de, ao se tornarem professores, eles incorporarem esse aprendizado em sua prática docente.Defendo que a melhoria na formação inicial de professores acontece na produção em sala de aula, no momento em que os licenciandos são desafiados a construírem conhecimento, a partir de reflexões sobre os impactos econômicos, políticos, sociais e ambientais na sociedade a que pertencemos. Dessa forma, os textos que compõem esta obra podem ser utilizados por docentes para o planejamento de atividades com foco no preparo para o exercício da cidadania, e pode também contribuir na formação inicial, pois servem como ponto de partida para vários debates.Desse modo, penso que essa pequena iniciativa de tornar pública as atividades organizadas pelos licenciandos em Química colabora imensamente com a formação de profissionais para atuarem no Ensino Médio.Por fim, gostaria de agradecer ao Ademar, Aline, Fábio, Geovana, Mayara e Paula, que são os autores dos últimos seis textos desta obra. Eles são alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Maringá, que participaram da minha pesquisa de doutorado. Fica aqui o meu muito obrigada.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.