CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA

Code: 375-569
Downloads
103
Views
442
Compartilhe
Título

CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA

ISBN

978-65-5360-217-5

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-217-5
    Ano Publicação

    2022

    PáginasEdição

    102

    0

    1

    1

    Autores(as):
    • Paula Cavalcante Monteiro

      Paula Cavalcante Monteiro

    • Alex Sandro de Medeiros

      Alex Sandro de Medeiros

    • Vinicius Augusto de Melo Gomes

      Vinicius Augusto de Melo Gomes

    • João Victor Nunes Durço

      João Victor Nunes Durço

    • Ademar Vinicius Fagion Freitas

      Ademar Vinicius Fagion Freitas

    • Adriane da Silva Benedito

      Adriane da Silva Benedito

    Sinopse

    Esta obra é resultado de um ano de trabalho desenvolvido na disciplina de Ensino de Química e Sociedade por licenciandos em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão. Assim, por meio de discussões sobre a função social do Ensino de Química, os estudantes foram convidados a elaborar um texto sobre um tema escolhido por eles, contendo também os objetivos da proposta, questões para o levantamento dos conhecimentos prévios e a problematização.Para a construção da atividade, os licenciandos foram orientados a relacionar assuntos do seu cotidiano, ou de maior interesse, ao conhecimento científico. Por consequência, ao contextualizar assuntos do dia a dia para elaborar uma situação problemática real, os licenciandos compreenderam a importância da contextualização na formação de sujeitos críticos e reflexivos.É preciso considerar que, se os licenciandos tiverem a oportunidade de conhecer diferentes abordagens no decorrer da graduação, haverá maior possibilidade de, ao se tornarem professores, eles incorporarem esse aprendizado em sua prática docente.Defendo que a melhoria na formação inicial de professores acontece na produção em sala de aula, no momento em que os licenciandos são desafiados a construírem conhecimento, a partir de reflexões sobre os impactos econômicos, políticos, sociais e ambientais na sociedade a que pertencemos. Dessa forma, os textos que compõem esta obra podem ser utilizados por docentes para o planejamento de atividades com foco no preparo para o exercício da cidadania, e pode também contribuir na formação inicial, pois servem como ponto de partida para vários debates.Desse modo, penso que essa pequena iniciativa de tornar pública as atividades organizadas pelos licenciandos em Química colabora imensamente com a formação de profissionais para atuarem no Ensino Médio.Por fim, gostaria de agradecer ao Ademar, Aline, Fábio, Geovana, Mayara e Paula, que são os autores dos últimos seis textos desta obra. Eles são alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Maringá, que participaram da minha pesquisa de doutorado. Fica aqui o meu muito obrigada.

    Ler mais...
    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.