COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E CURRÍCULO ESCOLAR: DIÁLOGOS PARA A PRÁTICA DA COMUNIDADE ESCOLAR

Code: 493-737
181
497
Título

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E CURRÍCULO ESCOLAR: DIÁLOGOS PARA A PRÁTICA DA COMUNIDADE ESCOLAR

ISBN

978-65-5360-370-7

DOI
10.37885/978-65-5360-370-7
Publicado em

26/07/2023

Páginas Edição

126

1

Autores(as)
  • Estéfano Vizconde Veraszto

    Veraszto, Estéfano Vizconde

  • Luciana Maria Estevam Marques

    Marques, Luciana Maria Estevam

  • Camila Brito Vicente

    Vicente, Camila Brito

  • Haymee Cristine Barbosa Camillo

    Camillo, Haymee Cristine Barbosa

  • Jussara Maria da Silva Rosolen

    Rosolen, Jussara Maria da Silva

  • Luís Rodolfo dos Santos Filho

    Filho, Luís Rodolfo dos Santos

  • Marco Antônio Flávio

    Flávio, Marco Antônio

  • Mariana Luísa Cintra Flávio

    Flávio, Mariana Luísa Cintra

  • Marilissa Aires Corrêa da Silva

    Silva, Marilissa Aires Corrêa da

  • Mário Sérgio Nahum Júnior

    Nahum Júnior, Mário Sérgio

  • Michele Batista dos Santos

    Santos, Michele Batista dos

  • Osório Augusto de Souza Neto

    Souza Neto, Osório Augusto de

  • Patricia Caetano de Souza

    Souza, Patricia Caetano de

Sinopse

O tema sobre as Competências Socioemocionais ganhou espaço nas discussões acadêmicas e escolares nos últimos anos. O enfrentamento da pandemia de COVID-19 entre março de 2020 e julho de 2021 ocasionou mudanças repentinas na configuração escolar que conhecíamos até então. De modo que, a partir desse movimento, questões foram surgindo e se intensificando dentro e fora das salas de aula. A pandemia, juntamente com as mudanças educacionais exigidas por um novo momento histórico, trouxe alguns pontos para serem pensados e discutidos. 1) Quais as características do alunado neste novo milênio? 2) Existem metodologias capazes de considerar a formação integral do aluno (a) de modo a torná-los (as) mais participativos na sociedade? Essas duas questões foram consideradas para a organização desta obra. Não sobre a pretensão de respondê-las, mas sim, de oportunizar reflexões sobre novas metodologias possíveis de serem utilizadas nos espaços escolares. Para tanto, esta produção está dividida em três seções, sendo que a primeira delas trata sobre os fundamentos conceituais e a legislação. A segunda apresenta alguns estudos empíricos e as formas de aplicações dessas sugestões e, finalmente, a terceira parte, apresenta alguns planos de ensino com uma abordagem socioemocional. A primeira seção denominada “Fundamentos conceituais e legislação” apresenta quatro estudos. O primeiro deles é um trabalho de natureza bibliográfica que dialoga entre as Competências Socioemocionais e os rumos da educação no século XXI, com reflexões acerca do trabalho docente nesse contexto. O segundo trabalho apresenta aspectos relacionados à legislação e ao currículo com o propósito de discutir como a temática se relaciona com o cotidiano educacional a partir da legislação vigente, com ênfase na Base Nacional Comum Curricular. Ainda na primeira seção apresentamos um ensaio acadêmico que tem como objetivo trazer questões sobre a influência das emoções para a prática docente e os movimentos relacionados à educação socioemocional que influenciam na disponibilidade prática comportamental. Fechando essa primeira seção disponibilizamos um artigo que propõe uma discussão sobre a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais no contexto escolar, com foco na empatia como habilidade fundamental para estudantes em um ambiente inclusivo. Na segunda parte intitulada “Estudos empíricos e aplicações” apresentamos três estudos que foram realizados considerando a temática socioemocional. O primeiro trabalho apresenta uma nova forma de pensar na escola nos pós pandemia e quais práticas podem ser realizadas considerando as defasagens acadêmicas dos (as) alunos (as). O último trabalho desse bloco trata-se de um relato de prática profissional que considerou três elementos: a literatura, a matemática e a ciência, demonstrando a possibilidade de práticas interdisciplinares. Por fim, temos a última seção, a qual chamamos de “Planos de ensino com abordagem socioemocional”. O primeiro trabalho dessa terceira parte é um movimento entre os estudos empíricos apresentados na segunda seção e a organização das propostas no formato de plano de ensino de modo que oportunize ao leitor uma visualização sobre trabalhos possíveis de serem realizados na sala de aula. Os três planos de ensino subsequentes são apresentados como propostas organizativas para as práticas docentes descritas em toda a obra, nos quais, a partir da disciplina, tema, segmento de atuação, objetivos traçados, desenvolvimento e avaliação, se possa pensar em práticas docentes que considerem a formação integral do (a) estudante. Nossa proposta é fomentar discussões que envolvam professores, gestores e toda a comunidade escolar para que com isso possam aprimorar cada vez mais suas atuações nesses espaços de convivência múltiplos e culturais que são as escolas. Esperamos que este material possa auxiliar os (as) docentes em suas reflexões de modo que percebam o quão valioso é considerar as habilidades dos (as) discentes no ato de planejar.

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