AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRODUZINDO SENTIDOS NO TRABALHO COM BEBÊS



AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRODUZINDO SENTIDOS NO TRABALHO COM BEBÊS
978-65-5360-648-7

2024
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Manuela Rosa Machado Ribeiro
Ribeiro, Manuela Rosa Machado
Thaize Rocha Barros
Barros, Thaize Rocha
O objetivo desse trabalho é investigar como a avaliação tem sido concebida em uma sala de grupo I de um Centro Municipal de Educação Infantil da Grande Vitória. Nesse contexto, mapeamos e discutimos o que tem sido produzido nas referencias curriculares nacionais e municipais a respeito da avaliação na Educação Infantil para bebês e o que tem sido produzido em congressos e revistas e buscamos compreender como a avaliação se constitui no cotidiano escolar no trabalho com bebês. Realizamos diferentes movimentos metodológicos, tais como a pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir da análise de livros e artigos científicos, a pesquisa documental que busca documentos curriculares oficiais e a pesquisa cartográfica, no qual nos ajudou uma aproximação com o cotidiano. A pesquisa tem como metodologia a cartografia, tendo Deleuze (2011) como referencial teórico. Com base em Hoffmann, buscamos ampliar os conceitos de avaliação. Como resultado, constatamos que a temática vem sendo pouco discutida no meio acadêmico e também no Centro Municipal de Educação Infantil pesquisado. Contudo, são as experiências já em curso no cotidiano escolar que nos dão pistas de modos de ampliar nossos saberes e fazeres a respeito da avaliação com bebês.
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