AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRODUZINDO SENTIDOS NO TRABALHO COM BEBÊS

Code: 686-1060
Downloads
13
Views
160
Compartilhe
Título

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRODUZINDO SENTIDOS NO TRABALHO COM BEBÊS

ISBN

978-65-5360-648-7

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-648-7
    Ano Publicação

    2024

    PáginasEdição

    86

    0

    1

    1

    Autores(as):
    • Manuela Rosa Machado Ribeiro

      Ribeiro, Manuela Rosa Machado

    • Thaize Rocha Barros

      Barros, Thaize Rocha

    Sinopse

    O objetivo desse trabalho é investigar como a avaliação tem sido concebida em uma sala de grupo I de um Centro Municipal de Educação Infantil da Grande Vitória. Nesse contexto, mapeamos e discutimos o que tem sido produzido nas referencias curriculares nacionais e municipais a respeito da avaliação na Educação Infantil para bebês e o que tem sido produzido em congressos e revistas e buscamos compreender como a avaliação se constitui no cotidiano escolar no trabalho com bebês. Realizamos diferentes movimentos metodológicos, tais como a pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir da análise de livros e artigos científicos, a pesquisa documental que busca documentos curriculares oficiais e a pesquisa cartográfica, no qual nos ajudou uma aproximação com o cotidiano. A pesquisa tem como metodologia a cartografia, tendo Deleuze (2011) como referencial teórico. Com base em Hoffmann, buscamos ampliar os conceitos de avaliação. Como resultado, constatamos que a temática vem sendo pouco discutida no meio acadêmico e também no Centro Municipal de Educação Infantil pesquisado. Contudo, são as experiências já em curso no cotidiano escolar que nos dão pistas de modos de ampliar nossos saberes e fazeres a respeito da avaliação com bebês.

    Ler mais...
    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.