ATENÇÃO À SAÚDE COM FOCO NA DOENÇA OU NO INDIVÍDUO? PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA QUANTO A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA
ATENÇÃO À SAÚDE COM FOCO NA DOENÇA OU NO INDIVÍDUO? PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA QUANTO A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA
978-65-5360-353-0
23/06/2023
40
1
Vanessa Patricia Fagundes
Fagundes, Vanessa Patricia
Jhenniffer Aparecida Silvério de Moura
Moura, Jhenniffer Aparecida Silvério de
Maria José Caetano Ferreira Damaceno
Damaceno, Maria José Caetano Ferreira
Maria Eulália Baleotti
Baleotti, Maria Eulália
Introdução: O sistema único de saúde (SUS) tem em seus princípios a integralidade e atendimento multidisciplinar, garantindo um melhor atendimento e abrangência para toda a população, o SUS traz aos usuários um conjunto de ações de saúde sendo elas promoção, prevenção, recuperação e reabilitação por meio de equipes multiprofissionais e de cuidado integrado. Pensando em uma maior abrangência da população na Atenção Primária e visto a atuação fisioterapêutica na promoção a qualidade de vida, no auxílio de distúrbios, na prevenção de lesões e na reabilitação, mostrou-se a necessidade de incluir esse profissional nesse Nível de Atenção à Saúde, mas essa inserção ainda vem sendo uma dificuldade a ser vencida, por ter sua origem centralizada na recuperação e na reabilitação à saúde, serviços do nível secundário e terciário. Objetivo: Esse estudo teve como objetivo compreender a percepção dos profissionais de saúde em relação a atuação do fisioterapeuta na atenção primária no município de Assis. Métodos: Trata-se de um estudo de caráter exploratório, transversal e de abordagem qualitativa, foi realizado entrevista individual com aplicação de questionário semiestruturado com os colaboradores das estratégias saúde da família do município de Assis, se tratou de uma amostra representativa dos profissionais, e se deu por conveniência, sendo as entrevistas gravadas com o consentimento dos participantes e transcritas para a análise de dados. Resultados: Foram incluídos 54 participantes, sendo 6 médicos, 11 enfermeiros, 10 auxiliares de enfermagem, 26 agentes comunitário de saúde e 1 auxiliar administrativo, onde, após a análise, foi identificado núcleos de sentido sendo eles: conhecimento sobre a atuação do fisioterapeuta, conhecimento sobre o processo de trabalho, gestão de vagas, realidade do paciente e modelo de cuidado, demonstrando que o conhecimento sobre a atuação do fisioterapeuta é focado na reabilitação, assim como evidenciou-se diferentes compreensões sobre o acesso ao serviço de fisioterapia, escassez de vagas e dificuldade no acesso para essa especialidade, e o cuidado centrado em encaminhamento médico. Conclusão: Concluiu se que os princípios do Sistema Único de Saúde se encontram estremecidos, a percepção da atuação desse profissional reduzida à recuperação em saúde, portanto parte da população se encontra desassistida da atuação do fisioterapeuta na prática da Atenção Primária onde fortaleceria o cuidado ao usuário e os princípios do SUS, além de reduzir custos e a alta demanda para os atendimentos de nível de média e alta complexidade. Evidencia ainda a necessidade de maior atuação do Conselho de Fisioterapia na divulgação e fortalecimento das ações do Fisioterapeuta.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.