ANÁLISE DO RESULTADO FINANCEIRO DA PRODUÇÃO DE EUCALIPTO DAS CIDADES DO TERRITÓRIO DO ALTO RIO PARDO - MG



ANÁLISE DO RESULTADO FINANCEIRO DA PRODUÇÃO DE EUCALIPTO DAS CIDADES DO TERRITÓRIO DO ALTO RIO PARDO - MG
978-65-87196-46-6

2020
180
0
1
1
Lucineia Lopes Bahia Ribeiro
Ribeiro, Lucineia Lopes Bahia
Em todos os setores da economia, são realizadas análises das perspectivas do negócio e se busca identificar fatores que possam definir o resultado financeiro. Para isso, é necessário estimar a demanda para o setor e identificar os custos e as perspectivas de preço que serão aceitas pelo mercado. No caso de investimentos em plantios florestais, existe pelo menos mais uma variável que deve ser analisada, a produtividade. O objetivo geral deste estudo é analisar as perspectivas de resultado financeiro da produção de eucalipto das cidades do Território do Alto Rio Pardo (TARP) em um horizonte de 18 anos a contar a partir 2012. Para alcançar o objetivo proposto, apoiou-se em uma pesquisa descritiva que teve como unidade de análise o setor de base florestal do TARP. A investigação se deu a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Em se tratando da pesquisa de campo, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas abertas e semiestruturadas. Foi aplicado um questionário sobre as perspectivas e demandas para o setor aos 180 participantes do V Fórum de Silvicultura, realizado em 2012, contando-se com uma taxa de 62% de retorno. Foram realizadas entrevistas sobre a avaliação do mercado da madeira de junto a 21 profissionais que atuam no setor florestal. Mais especificamente, os entrevistados responderam a perguntas referentes às perspectivas de preços, produtividade e demanda e também disponibilizaram documentos com dados relevantes sobre a temática em tela
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.