ANÁLISE DE VIGAS TRELIÇADAS DE AÇO PARA APLICAÇÃO EM PONTES

Code: 708-1094
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Título

ANÁLISE DE VIGAS TRELIÇADAS DE AÇO PARA APLICAÇÃO EM PONTES

ISBN

978-65-5360-654-8

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-654-8
    Ano Publicação

    2024

    PáginasEdição

    92

    0

    1

    1

    Autores(as):
    • Tayla Castilho Criado

      Criado, Tayla Castilho

    • Renato Bertolino Júnior

      Bertolino Júnior, Renato

    • José Luiz Pinheiro Melges

      Melges, José Luiz Pinheiro

    Sinopse

    As vigas treliçadas modulares em aço são alternativas eficientes quando é necessário vencer grandes vãos na construção de pontes. Geralmente são empregadas em pontes com sistema estrutural em viga, tanto para pontes rodoviárias como ferroviárias. Em muitos casos, existe a possibilidade das treliças serem modulares, permitindo uma rápida construção ou reconstrução, em situações de tragédias naturais, visto que seus módulos são produzidos antecipadamente em fábrica. Assim, o presente trabalho tem como objetivo efetuar a análise estrutural das vigas treliçadas de uma ponte modular rodoviária, com módulos de 1,5 metros de comprimento, considerando nas treliças as diagonais em forma de “K” e em forma de “LOSANGO”, ambas consideradas bi- apoiadas, com vãos de 12 metros e 18 metros. Além disso, foi realizado o dimensionamento das barras da treliça, de acordo com a melhor disposição das diagonais quanto à distribuição dos esforços. O estudo foi realizado considerando-se as ações permanentes e variáveis de acordo com as normas brasileiras e o dimensionamento dos elementos estruturais baseou-se na NBR 8800:2008. Os resultados obtidos na análise numérica foram comparados com os obtidos no ensaio da viga treliçada realizado no Laboratório de Engenharia Civil- NEPAE. Dessa forma, concluiu-se que as distribuições dos esforços variam de acordo com a disposição das diagonais da treliça, isto é, na treliça do tipo “LOSANGO”, a influência dos esforços nesses elementos é maior do que na treliça com diagonais na forma de “K”. E assim, a opção de treliça a ser utilizada consiste em nas diagonais e nos montantes dispostos na forma de “K, a qual foi utilizada para o dimensionamento. Quanto as deformações e deslocamentos, a estrutura presentou um comportamento esperado, visto que as deformações condizem com as forças que eram recebidas por cada barra e que, cada uma dessas forças é sempre inferior à resistência do perfil utilizado para dimensionamento. Conclui-se que a estrutura não atingiu aos estados limites últimos e de serviço e o seu comportamento foi satisfatório diante dos esforços a qual foi submetida.

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