ABORDAGENS SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Code: 426-635
76
346
Título

ABORDAGENS SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

ISBN

978-65-5360-361-5

DOI
10.37885/978-65-5360-361-5
Publicado em

30/06/2023

Páginas Capítulos Volume Edição

170

12

1

1

Organizadores:
  • Terezinha Maria Bogéa Gusmão

    Terezinha Maria Bogéa Gusmão

  • Willian Carboni Viana

    Willian Carboni Viana

Apresentação

Esta obra reúne pesquisas realizadas no âmbito da educação, enfocando as diferentes abordagens sobre o processos de ensino-aprendizagem e formação de professores. Os capítulos abrangem estudos científicos e relatos de experiência, relacionados ao tema proposto. Este livro, portanto, constitui-se a partir da colaboração de pesquisadores de diversas instituições, pelo que converge à espaço de diálogos múltiplos, destacado, qualificado e formativo. Agradecemos aos autores pelo empenho, disponibilidade e dedicação para o desenvolvimento e conclusão dessa obra. Esperamos também que este livro sirva de instrumento didático-pedagógico para estudantes, professores dos diversos níveis de ensino em seus trabalhos e demais interessados pela temática.

Licença

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

12 Capítulos

Capítulo 1

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO AGENTES PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: POSSIBILIDADES E LIMITES

Santos, E. P.
Lopes, W. S.
Saraiva
10.37885/230513210
Capítulo 2

A VISÃO DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO EAD EM LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO PARA O POLO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

JACINTO, F.
10.37885/230513122
Capítulo 3

DIDÁTICA DA HISTÓRIA E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: COMO OS ALUNOS CONCEITUAM HISTÓRIA

MATOS, Júlia
10.37885/230613245
Capítulo 4

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: MOTIVAÇÃO, PERCEPÇÃO DA TAREFA E PERSPECTIVAS FUTURAS DO DOCENTE, DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS

GUSMÃO, T. M. B.
10.37885/230613269
Capítulo 5

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Negrão, Manoel M S
Negrão França, Ana Lúcia
10.37885/230613272
Capítulo 6

IMPACTO DE LA INTELIGENCIA ARTIFICIAL EN LA EDUCACIÓN UNIVERSITARIA

Torres Cruz, Edward
Torres Cruz, Fred
Torres Segura, Julio W.
Basurco Chambilla, Teobaldo Raul
Mamani Luque, Ofelia Marleny
López Cueva, Milton Antonio
Tito Lipa, José Pánfilo
Supo Gutierrez, Jose Antonio
Coyla Idme, Leonel
10.37885/230513147
Capítulo 7

O PIBID NA ESCOLA BÁSICA PÚBLICA: O LUGAR DO QUERER SER PROFESSOR

Machado, Adelino Soares Santos
10.37885/230212169
Capítulo 8

OS DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UMA SURDA ORALIZADA: UM ESTUDO DE CASO

Bernardes, Adriana Oliveira
kelman, Celeste Azulay
Regid, Annie Gomes
10.37885/230613330
Capítulo 9

OS SERTÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

GUSMÃO, T. M. B.
VIANA, W. C.
10.37885/230613259
Capítulo 10

PROPUESTA METODOLÓGICA EN LA ENSEÑANZA UNIVERSITARIA CON LA INTELIGENCIA ARTIFICIAL

Torres Cruz, Edward
Ibañez Quispe, Vladimiro
Mendoza Mollocondo, Charles Ignacio
Yucra Sotomayor, Martha
Bejar Muñoz, Pedro
Flores Chipana, Gavino José
Supo Gutierrez, Jose Antonio
Puma Huaman, Beto
Mamani Luque, Ofelia Marleny
10.37885/230613271
Capítulo 11

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DE BIBLIOTECAS PRISIONAIS E A BUSCA DA CIDADANIA ATRAVÉS DE LEITURAS E FÁBULAS

De Sousa, Ana Silvia Rodrigues
10.37885/230412873
Capítulo 12

UMA PROPOSTA DE NÚCLEO DE PRÁTICAS EM PERÍCIA CONTÁBIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS IMPERATRIZ

da Silva, Jhonatan Linhares
Barros, Vinicius Costa
Pinto Pereira, Neimar Sousa
10.37885/230512922