A ORDEM DO CORPO: O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA



A ORDEM DO CORPO: O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA
978-65-87196-11-4

2020
0
0
1
1
Rossano Sartori Dal Molin
Rossano Sartori DAL MOLIN
Os conhecimentos anatômicos humanos são fundamentais na formação de profissionais de Saúde, uma vez que permitem aprender o normal para depois se estudar o patológico. Tradicionalmente o ensino da anatomia humana possui dois momentos claramente distintos: a aula teórica e a aula prática, esta utilizando o cadáver humano, permanecendo muito semelhante ao ensino datado do início do estudo anatômico das civilizações primitivas e remotas. Atualmente, motivado pelos avanços tecnológicos, modificações na educação superior, mudança no perfil dos estudantes e até mesmo pela dificuldade em conseguir corpos humanos para o estudo, emerge a necessidade de repensar o ensino da anatomia humana. O presente estudo tem como objetivo geral identificar as diferentes metodologias existentes para o ensino da anatomia humana, através da metodologia de pesquisa descrita por Cooper em1982, denominada de revisão integrativa de literatura. Os resultados apontaram para a necessidade de se ampliar a pesquisa na área da anatomia humana e, do envolvimento dos alunos nesses projetos, além da importância do estudo para além dos muros da sala de aula. Ainda, demonstrou a relevância dos recursos computacionais, como vídeos, aplicativos, softwares, tanto sob o ponto de vista de suas funcionalidades e intimidade já existente de nossos alunos com os recursos tecnológicos como na possibilidade de facilitar o processo de ensino e aprendizagem da anatomia humana. Por fim, os resultados apresentaram uma dinâmica de grupo intitulada de desafio anatômico, na qual os estudantes eram desafiados a construírem um modelo anatômico utilizando a criatividade. Os resultados não conseguiram apresentar todas as possibilidades ou os métodos diferenciais no ensino da anatomia humana, contudo, mesmo sendo a anatomia uma disciplina extremamente arraigada às radições, competem a nós, professores de anatomia, buscar possibilidades ediferenciais, a fim de formarmos profissionais mais criativos e ativos no processo de ensinar e aprender.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.