A JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO AMAPÁ: UMA ANÁLISE NA ESCOLA ESTADUAL SANTA INÊS

Code: 687-1061
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Título

A JUVENILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO AMAPÁ: UMA ANÁLISE NA ESCOLA ESTADUAL SANTA INÊS

ISBN

978-65-5360-649-4

DOI
  • DOI
  • 10.37885/978-65-5360-649-4
    Ano Publicação

    2024

    PáginasEdição

    124

    0

    1

    1

    Autores(as):
    • Socorro Balieiro Machado

      Machado, Socorro Balieiro

    • Elivaldo Serrão Custódio

      Custódio, Elivaldo Serrão

    Sinopse

    A pesquisa dissertativa “A Juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Estado do Amapá: Uma análise na Escola Estadual Santa Inês” traz como ideia central analisar as principais causas do insucesso escolar no ensino regular que impulsionam a juventude a vislumbrar uma aparente aceleração na EJA em uma escola pública da cidade de Macapá. Os sujeitos centrais da pesquisa são alunos/as de 15 a 29 anos regularmente matriculados na 3ª e 4ª etapas da EJA. Para essa juventude a educação está articulada ao ingresso no mundo do trabalho e ascensão social. O contexto social, político e cultural do qual esses/as educandos/as estão inseridos, é um aspecto pertinente para se repensar a educação ofertada à EJA, em sua maioria composta de um público jovem, que apesar de marcada por um percurso escolar acidentado, com reprovações e evasões, precisa ser vista com um novo olhar, a fim de que as necessidades, especificidades e aprendizagens construídas possam dialogar com as propostas curriculares e práticas pedagógicas adequadas às peculiaridades da clientela atendida, além de trazer importantes contribuições para a implantação de políticas públicas na tentativa de reverter esse quantitativo na modalidade. A metodologia fundamenta-se numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso com técnicas de observação, questionário e análise documental. Para analisar os dados aplicamos o método análise de conteúdo fundamentado em Bardin (2011). Os resultados da pesquisa revelam que a Juvenilização da EJA vem aumentando desde 1993. Essa migração ocorreu por diversos motivos: trabalho, evasão por falta de interesse e reprovação, por problemas familiares e também por uma rápida “aceleração” objetivando a continuidade dos estudos e a conquista do primeiro emprego formal.

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