A GAMIFICAÇÃO E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA NOVOS SABERES



A GAMIFICAÇÃO E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA NOVOS SABERES
978-65-5360-633-3

2024
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Amanda Marinho Rodrigues
RODRIGUES, Amanda Marinho
Eduardo Vinícius Mota e Silva
Mota e Silva, Eduardo Vinícios
Stela Lopes Soares
Soares, Stela Lopes
Diante da evolução tecnológica presente no dia a dia, desenha-se um grande desafio para os profissionais da educação: possibilitar situações inovadoras e desafiadoras de aprendizagem com o uso de tecnologias, que se aproximem da realidade vivida pelas gerações atuais. Nesse sentido, várias metodologias apresentam-se como mediadores do processo de construção do conhecimento. Dentre estas, uma que vem ganhando grande popularidade, principalmente por propiciar grande motivação e engajamento dos estudantes, é a denominada gamificação. O objetivo desta pesquisa é identificar achados que representam um retrato fiel da realidade sobre o assunto, contribuindo de forma significativa para a prática docente e para as práticas profissionais dentro e fora da escola. Durante todo o nosso livro, procuramos refletir sobre as contribuições da gamificação para a Educação Física. Compreendemos que as metodologias aplicadas à gamificação não são capazes de resolver os problemas atuais do ensino, mas, incorporadas a um conjunto de procedimentos, situam-se como fator motivacional e enriquecedor ao trabalho pedagógico, aproximando a escola e o próprio professor do cotidiano do aluno, por meio de um diálogo eficiente e dinâmico. As tecnologias demandam novos pensamentos e posturas, e a gamificação se destaca por promover um ambiente de aprendizado inovador e desafiador, alinhado às necessidades e expectativas das gerações atuais.
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