A COMERCIALIZAÇÃO DO CAFÉ SOB A ÓTICA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA PROPRIEDADE DA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA EM MINAS GERAIS



A COMERCIALIZAÇÃO DO CAFÉ SOB A ÓTICA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA PROPRIEDADE DA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA EM MINAS GERAIS
978-65-87196-01-5

2020
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Juliana De Souza Santos
Juliana de Souza Santos
Myriam Angélica Dornelas
Myriam Angélica Dornelas
O presente trabalho teve como objetivo analisar a comercialização do café sob a ótica da Teoria dos Custos de Transação em uma propriedade rural. O referencial teórico foi fundamentado sobre o café e sua produção na região estudada; o processo produtivo da cafeicultura; comercialização agropecuária e as estratégias que podem ser adotadas pelo produtor rural e os custos de transação e suas ações na cafeicultura. Este trabalho se caracteriza pela abordagem qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso descritivo. A coleta de dados foi realizada através da triangulação de dados, com a aplicação de um questionário semiestruturado e uma entrevista com o gerente da propriedade rural, além da análise de documentos observados. Com os resultados obtidos pode-se averiguar que processo produtivo da propriedade rural se dá pelo plantio das mudas de café, que acontece nos meses de outubro a dezembro, a cada cinco anos. Os tratos culturais acontecem durante o ano todo, principalmente nos meses de janeiro a junho, para manter o desenvolvimento da lavoura. Posteriormente, vem a fase da colheita, mecanizada e manual, durante os meses de junho a setembro, onde acontece também, simultaneamente a secagem do café e armazenamento da produção. A estratégia de comercialização adotada foi a estocagem por especulação. Por fim, identificou-se, com auxílio do arcabouço teórico que a existência da teoria dos custos de transação na cafeicultura está ligada às especificidades dos ativos, a frequência e as incertezas desta cultura.
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