A CIÊNCIA DO MUSEU MAGÜTA: ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS



A CIÊNCIA DO MUSEU MAGÜTA: ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
978-65-5360-372-1

2023
82
1
Rayciane Campos Coelho
Coelho, Rayciane Campos
Radamés Gonçalves de Lemos
Lemos, Radamés Gonçalves de
Esta pesquisa tematiza e reflete sobre a ciência presente no Museu Magüta, localizado no município de Benjamin Constant-AM, que guarda e preserva seus saberes, tradições, artes e culturas. A educação existe onde não há a escola e por toda parte podem haver redes e estruturas sociais de transferência de saber, sendo o Museu esse espaço não formal de ensino e aprendizagem em ciências, que provoca o pensar da constituição dos saberes e educação a partir dos conhecimentos culturais, sociais e identitários dos indígenas. Por isso, buscamos compreender como o ensino de ciências em espaços não formais em contexto amazônico contribui no processo de ensino e aprendizagem. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, que fez uso de entrevistas e questionários aplicados aos sujeitos responsáveis e visitantes do museu, bem como visitas no campo de pesquisa, afim de identificar a ciência nos elementos artesanais e repensar o ensino de ciências. Percebeu-se que o Museu Magüta enquanto um espaço não formal de educação apresentam muitas história e memorias coletivas elementos culturais artísticos e identitários do povo Ticüna. Portanto, o trabalho resgata a importância da prática e do diálogo entre saberes culturais e tradicionais, uma vez que esse dialogo pode trazer temáticas com grande potencial de problematização e contextualização para o ensino de Ciências, contribuindo para construir uma proposta metodológica em práticas de ensino.
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