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A PRÁXIS DO PSICÓLOGO NA ESCOLA - VOL.2

Code: 554-1057
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Status
Chamada Aberta
Livro

A PRÁXIS DO PSICÓLOGO NA ESCOLA - VOL.2

Volume

2

Submissão até

30/01/2025

Publicação em

28/02/2025

Taxa de Publicação de Artigo (APC)

R$ 197,00

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Organizador(a):
Ementa:

O cenário educacional e escolar há tempo é estudado pela psicologia. Muitas são as contribuições possíveis pela interligação de tais campos, e, ao longo da história, tais ciências caminharam ora mais próximas, noutras nem tanto. Contemporaneamente tal realidade vem sendo modificada. Desde a implementação da Lei nº 13.935 de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica, essas três áreas (psicologia, educação e serviço social) passaram a coabitar as escolas em seus diversos níveis.

Muitas das contribuições outrora propostas saíram do papel e se tornaram práxis que visam estabelecer a melhor qualidade de vida dos diversos atores do ambiente escolar. Principalmente alunos e seus processos de aprendizagem, mas também docentes, gestores e toda a equipe de apoio escolar passaram a debater suas experiências e fazeres com profissionais da psicologia e do serviço social. A psicologia escolar, ou psicologia educacional, antes muitas vezes restrita no campo das discussões universitárias, e, eventualmente aplicadas em práticas extensionistas ou em políticas públicas, passou a ter lugar privilegiado no ambiente escolar.

Dessa forma diversos novos arranjos se configuram para solucionar as mais diversas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Desde intervenções macro em elementos de didática e metodologias educacionais, passando por intermediarias mediações das relações dentro da escola, até chegar as menores capacitações ou acolhimentos dos participantes das rotinas escolares o fazer da psicologia mostra-se como inestimável a tal ambiente.

No entanto, os profissionais da psicologia ainda se debatem com a constituição de sua identidade nesse novo espaço de atuação. Muitas vezes convocado a exercer a clínica na escola, precisa ser mediador para acolher as expectativas e estabelecer com a maior clareza possível as possibilidades e limites de sua atuação. Dessa forma, por mais tradicional que a aproximação da psicologia com a educação seja, essa é atualmente, reconfigurada a partir de uma práxis que é construída.

Nesse contexto, convido aos pares que lidam com essa nova realidade a compartilharem suas experiências. A atual sociedade, em movimento constante, demanda clareza sobre essas novas configurações, e quem melhor para oferecê-la que aqueles que a vivenciam? Com tal visão convido a todos que participam, em maior ou menor grau, com a atuação da psicologia na escola a compartilhar suas experiências. Sejam todos muito bem-vindos, autores e leitores, para essa nova jornada de compartilhamento de conhecimentos.

Áreas do conhecimento:
​​​​​​​Psicologia; Educação; Pedagogia; Ensino; Ciências Sociais; Direito; Licenciaturas; Planejamento e Políticas Públicas; entre outras

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As Atividades Complementares * se apresentam como práticas acadêmicas obrigatórias para todo aluno, não permitem dispensa e podem ser desenvolvidas sob múltiplas formas e inclusive com a publicação de artigos em formato de capítulo em livros que sejam coordenados por um professor e/ou Conselho Editorial.

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