TREINAMENTO DE FORÇA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM GUIA PRÁTICO



TREINAMENTO DE FORÇA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM GUIA PRÁTICO
978-65-83998-23-1

2025
63
0
1
1
Gustavo Mota de Moura
Moura, Gustavo Mota de
André Wilson de Oliveira Gil
Oliveira Gil, André Wilson de
Como já bem estabelecido, existe uma diferença entre exercício físico e atividade física. Entende-se por atividade física qualquer movimento corporal produzido pela contração muscular que requer um dispêndio de energia e pode acontecer em diferentes intensidades, como pegar um ônibus, limpar a casa, entre outros. Já o exercício físico é algo organizado, ou seja, planejado, estruturado, periodizado, baseado em evidência, e que tem o objetivo de melhorar ou manter algum componente da aptidão física, como força muscular, resistência muscular, flexibilidade, composição corporal, aptidão cardiorrespiratória, equilíbrio, tempo de reação, aptidão metabólica e potência muscular.O indivíduo que não cumpre as atuais recomendações de níveis de atividade física propostas pela Organização Mundial da Saúde, se enquadra no tipo de pessoa fisicamente inativa. Para crianças e adolescentes serem considerados fisicamente ativos, devem realizar, no mínimo, 60 minutos de atividade física de intensidade moderada a vigorosa todos os dias.Especificamente sobre o treino de força, que também pode ser chamado de treino resistido ou musculação, existem ainda muitas dúvidas sobre a sua aplicabilidade para crianças e adolescentes. Portanto, é essencial mostrar para os profissionais da área da saúde os benefícios do treinamento de força para esse público, quando prescrito de forma adequada e corretamente supervisionado.Desse modo, o objetivo do presente relatório técnico-científico foi construir um guia com orientações práticas para nortear o uso correto e seguro dos exercícios físicos com resistência nos programas de fortalecimento muscular de crianças e adolescentes.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

